ABMMD divulga nota pública sobre ações de enfrentamento da Covid-19 no RN
abril 05, 2020
NOTA PÚBLICA
A Associação
Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia do Rio Grande do Norte vem por
meio dessa manifestar preocupação com o enfrentamento da COVID-19 no Estado,
considerando:
A imensa gravidade da situação já instalada, sinalizada
pelos primeiros óbitos no Rio Grande do Norte;
A complexidade da situação com desfechos ainda desconhecidos
em um país tropical e continental, o que gera riscos de toda sorte para a
integridade social no nosso estado;
A vulnerabilidade do nosso sistema de saúde que pode entrar
em colapso, não somente o Sistema Único de Saúde, o SUS, como também o setor
privado;
A necessidade da união de toda a sociedade para que as metas
e objetivos propostos possam ser alcançados;
A premência da tomada de decisões por parte de todos os
Poderes constituídos no Rio Grande do Norte, em especial por parte do Poder
Executivo sobre o qual recaem pesadas responsabilidades pela tomada de
iniciativas para o enfrentamento da epidemia;
Conclama:
A sociedade a unir-se em torno dos Poderes democraticamente
constituídos que são o eixo legítimo de governança, dando-lhe o crédito de
confiança que não podem deixar de ter nesse momento de excepcional gravidade;
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a realizar
coletivas à imprensa e à sociedade, para atualização das informações
relacionadas ao enfrentamento da epidemia e para dirimir quaisquer dúvidas que
possam estar sendo veiculadas nas redes sociais sobre o andamento dos trabalhos
em quaisquer aspectos, na medida do possível com representantes dos Poderes
Legislativo e Judiciário;
O Ministério Público do Rio Grande do Norte para que, nesse
grave momento, sem abrir mão do seu papel fiscalizatório, atue de maneira a
assegurar a agilidade dos gastos públicos para que os objetivos de proteger e
salvar vidas possam ser alcançados.
É natural que na vigência do Estado de direito a
fiscalização do exercício do Poder continue se dando dentro dos ditames da lei.
Não é, entretanto, admissível nesse momento no qual a união de todos é crucial
para a segurança e o bem estar de cada um, que as dificuldades e precariedades
sabidamente inerentes a nossa realidade possam ser usadas com objetivos
políticos ou para satisfazer o ego ou o poder corporativo de ninguém.
É lamentável a iniciativa recente de duas entidades médicas
locais (Sindicato dos Médicos e Associação Médica/RN) que na contramão das
orientações técnicas da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e do
Governo Estadual através da SESAP/RN, procuram criar obstáculos e cizânia ao
invés de participar de forma construtiva e colaborativa nesse momento de
calamidade pública.
Sugerimos que as dúvidas e queixas que possam legitimamente
surgir num processo tão sofrido como o atual sejam encaminhadas às pastas
responsáveis do Poder Executivo para que, todas elas, sejam respondidas por
ocasião das coletivas diárias já sugeridas.
Esse é o cenário ideal, no qual uma sociedade democrática
atua de forma vigilante de modo a evitar prejuízos, incalculáveis neste
momento, à segurança e ao bem estar de cada cidadão.
Por oportuno reforçamos a necessidade imperativa do
Isolamento Social como ferramenta de redução do contágio, para proteção da
população, sobretudo pessoas idosas e portadores de doenças crônicas, sendo
esta a única forma conhecida de reduzirmos os internamentos e óbitos pela
COVID-19.
Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia
do Rio Grande do Norte
Natal, 04 de abril de 2020.
......................................................................................................................................................................................
Parceiro anunciante

1 Comentários
Inadmissível, é um Estado com um governo irresponsável e incompetente como esse e vocês se juntarem a ele para defender os absurdos que estão cometendo. Temos hospitais com UTIs prontas, esperando ser inauguradas, que ainda não foram pq não foi obra do governo atual. É inconcebível. Temos outros fechados ou quase fechando pela necessidade de querer destruir o que o governo passado fez ou começou a fazer. Isso é vergonhoso!!! Esses governantes precisam aprender que eles são gestores ou se fantasiam de tal, inclusive pagos com o nosso dinheiro, para gerir o que é nosso(é do povo sim) e com obrigação de fazer prestação de contas com a população e, não usar o patrimônio público (que é nosso) ao seu BEL PRAZER. Só faz coisa sem futuro, queria recuperar o hospital PAPI,que não é nosso mas não tinha dinheiro p recuperar o nosso hospital Rui Pereira e assim por diante. Já tá passando da hora da população criar vergonha na cara, perder essa mania de se vender em troca de favor, tijolo, cesta básica etc. Tá na hora de se valorizar e assumir seus bens públicos e cobrar por eles. Cobrem o que realmente tem valor. Com saúde e educação de boa qualidade, todos conquistam seus sonhos.
ResponderExcluirOs comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.