Planejando eventos para incrementar a economia local

fevereiro 15, 2018

Não existem números oficiais no caso específico de Assú, mas eventos como o carnaval ajudam a movimentar a economia local. No caso do carnaval 2018 de Assú, se não trouxe turistas, mas pelo menos segurou uma boa parte da população se divertindo e gastando no próprio município.

O RSJ buscou alguns números para se basear nesta matéria. Por exemplo: apenas um fornecedor atacadista de cerveja de marca popular vendeu doze pallets da bebida em apenas três dias. No domingo ele não tinha uma só lata para vender.

Para compreender a grandiosidade desses números veja os cálculos a seguir. Cada pallet tem 286 caixas com 12 latas cada. Ou seja, cada pallet tem 3.432 latas. Isso multiplicado por 12 pallets dá 41.184 latas vendidas por um único fornecedor.

Imagine esses números ampliados nas vendas de outros distribuidores e nas vendas em varejo nos supermercados, restaurantes e bares. Imagine agora a movimentação da economia em outros setores, como de roupas, calçados, bares, serviços, entre outros.

Agora imagine se a população desse apoio a ideia que os investimentos do poder público municipal nos contratos com atrações musicais fossem de no mínimo 70% dos recursos com músicos do município ou região? Ao invés dos recursos irem embora – como no caso da banda Grafith que levou R$ 56 mil – os recursos ficariam girando na região ou município.

Os eventos com atrações musicais que exigem um maior aporte de recursos ficariam a cargo da iniciativa privada.

Mas, para que isso dê certo é preciso que o planejamento seja feito com bastante antecedência. Isso poderia ser feito planejando o São João 2018 em conjunto com os promotores de eventos do município, e divulgando a programação oficial ainda no mês de abril.


Parceiro anunciante

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.