Comentário de um... anônimo

setembro 03, 2008

Sobre a nota Coligação Crescer Assú tem novo assessor de imprensa, recebemos o comentário de um anônimo.

Leia abaixo:

"Samuel, é melhor dizer que ele é locutor de rádio. Radialista é aquele que fez a graduação em Comunicação Social, com habilitação em Radialismo".

Rabiscos do Blog: 1. O 'ele' a que o anônimo se refere é Pedro Neto.
2. No dicionário você vai na palavra médico e está lá: "aquele que está habilitado a exercer a medicina". Vai na palavra agrônomo e tem lá: "especialista em agronomia".
3. Quando você vai nas palavras radialista e jornalista a coisa é diferente. Em radialista tem: "profissional do rádio, de qualquer categoria" e "pessoa que se dedica à radiodifusão, organizando programa e/ou fazendo parte neles". Em jornalista, encontramos: "pessoa que dirige ou redige em jornal ou que a ele fornece colaboração" e "pessoa que por hábito ou profissão escreve em jornal".
4. Pois bem. Está arraigado no Brasil que para exercer a profissão de jornalista e radialista não é necessário ter habilitação no curso de Comunicação Social. Basta verificar quem comanda os programas nas rádios e quem escreve nos jornais locais. Eu, como agrônomo, já tive o atrevimento de ter uma coluna semanal no jornal Tribuna do Vale do Açu. O mesmo não pode fazer um radialista: se atrever a ser agrônomo sem ter o diploma.
5. Agora, se o leitor anônimo perguntar se eu concordo com a exigência da habilitação para exercer as profissões de radialista e jornalista, ai a coisa muda!
6. Concordo com a exigência, desde que ocorra um período de transição para acomodar as situações que já existem na prática. Por exemplo: quem já tivesse na profissão há mais de 20 anos poderia continuar. Quem tivesse cinco anos, teria um prazo de X anos para se habilitar na profissão. E por ai vai...
7. Antes que esqueça: se você olhar no dicionário a palavra anônimo, está lá: "indivíduo obscuro, sem nome ou renome" e "pessoa que oculta seu nome".
8. Finalizando: um bom comunicador - com ou sem habilitação - não fica no anonimato. Mostra a cara... mostra suas idéias... mostra seu pensamento sem medo... sem ficar no anonimato. Entendeu!?

2 Comentários

  1. Anônimo3/9/08 16:57

    Nao estou criticando. Apenas sugerindo. Acho que ele não merece esse título, não por trabalhar no rádio, mas pela qualidade (ou pela falta) do trabalho dele.

    Ah.. Opção mesmo de continuar no anonimato.

    Leio seu blog diariamente. Gosto muito da forma com que trata os fatos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela leitura diária.
    Quem sabe... algum dia... recebo um comentário e... lá no final... seu nome! rs
    Abraços.

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.