Assú de luto, faleceu a cidadã assuense Donatila Fernandes

janeiro 24, 2023

Faleceu na tarde desta terça-feira, 24, Donatila Fernandes da Costa. Ela estava enfrentando problemas de saúde e veio à óbito em Mossoró aos 88 anos.

Donatila era formada em Pedagogia e Administração Escolar pela antiga FURRN, hoje Uern. Foi diretora do Instituto Padre Ibiapina (IPI) e professora nas escolas estaduais Tenente Coronel José Correia e Manoel Pessoa Montenegro, em Assú, e no campus da Uern-Assú. Por merecimento foi agraciada com o título de Cidadã Assuense.

Por muitos anos se dedicou às missões religiosas da paróquia de São João Batista, em Assú.

Ivan Pinheiro, em texto de 2013 em seu blog Assu na Ponta da Língua, descreveu muito bem Donatila, que nasceu no município de Martins (RN) e “veio para o Assu no ano de 1965 pensando que ia “passar uma chuva” e, de lá para cá, já testemunhou diversas secas e cheias... Aprendeu a querer bem a região e, até hoje, só retornou a sua cidade natal para visitar parentes”.

Diz ainda Ivan Pinheiro que “o povo da 'Terra dos Poetas' aprendeu a respeitar Donatila pela sua dedicação e responsabilidade em tudo que faz. Na educação sempre buscou acompanhar o cotidiano de seus alunos e orientá-los na formação familiar. Seu desempenho à frente dos serviços da Igreja Católica possibilitou um maior respeito dos fiéis pelo seu filantropismo, rebanhando os paroquianos de São João Batista, seja como Ministra da Eucaristia, como coordenadora da Pastoral da Liturgia ou em qualquer outra atividade desenvolvida pela Paróquia em Assu e num passado próximo, nos municípios de Carnaubais e Porto do Mangue”.

Ainda no texto de Ivan Pinheiro sobre Donatila, tem que “o amor, a humildade, a responsabilidade, o respeito para com os seus semelhantes fazem dela uma pessoa singular, Iluminada pelo Espírito Santo e protegida por Deus para plantar sementes férteis de amor e fé nos corações das pessoas”.

Ainda não temos informações sobre local e horário de velório e sepultamento.



5 Comentários

  1. Um amor de pessoa,que Deus te receba de braços abertos!

    ResponderExcluir
  2. Uma missionária...que estava sempre disposta a servir...o céu está em festa com a sua chegada.🖤

    ResponderExcluir
  3. Deus te receba!

    ResponderExcluir
  4. Grande mulher tive a oportunidade de conhace- la guando cheguei aqui para trabalhar no pré escolar do IPI pessoa humana, simples de muita fé acolhedoura amiga conselheira e de um coração muito generoso descanse em paz no reino celestial ! Minha amiga que amava muito.👍👍🙏🙏🙏🙏⚘️⚘️⚘️⚘️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  5. Sem palavras para descrever a importância de Donatila! Quem pôde conviver com ela sabe o qnto era gente boa!!! Estará pra sempre guardada no meu coração❤️. Deixará um grande ensinamento de pessoa comprometida, de um respeito grandioso, e muito humana. Vai em paz 🕊️✨ minha querida amiga!!!

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.