Eleições 2022: enquetes e sondagens estão proibidas a partir desta segunda-feira

agosto 15, 2022

Pelo calendário eleitoral a realização de enquetes ou sondagens sobre as eleições 2022 está proibida a partir desta segunda-feira, 15 de agosto.

Pela norma, enquete ou sondagem é “o levantamento de opiniões sem plano amostral, que dependa da participação espontânea da parte interessada, e que não utilize método científico para sua realização, quando apresentados resultados que possibilitem à eleitora ou ao eleitor inferir a ordem das candidatas e dos candidatos na disputa”.

A partir de hoje, 15, caberá o exercício do poder de polícia contra a divulgação de enquetes, mediante a expedição de ordem para que sejam removidas, sob pena de crime de desobediência.

Anteriormente, esse tipo de levantamento deveria ser punido com o pagamento de multa.


Parceiro anunciante



1 Comentários

  1. Samuel, e a vice de Assu postar que Rafael Motta é o candidato a senado de Lula fica proibido quando? Lei da fake news nela.

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.