Médica epidemiologista Denise Garrett deu uma ‘aula’ ao Ministro Fábio Faria

junho 20, 2021

A postagem que o ministro das Comunicações, potiguar Fábio Faria, fez neste sábado nas redes sociais repercutiu negativamente. (Relembre a postagem)

Mas, entre as críticas ao comportamento do ministro, tem uma resposta que é uma ‘aula’ sobre o quadro epidemiológico que o Brasil vive. Foi da médica epidemiologista e cientista Denise Garrett (https://twitter.com/dogarrett).

Confira os ‘ensinamentos’ transmitidos pela médica ao político Fábio Faria:

“Sr @fabiofaria, vou explicar pq não comemoramos 16.1 milhões de curados (não são 18). A taxa de sobrevida da COVID é cerca de 99%. Então, não é mérito nenhum termos mtos recuperados. É apenas a evolução natural da doença. Mas no BR é pior. Nossa taxa de sobrevida é apenas 97.2%. Ou seja, no lugar de morrerem a média esperada de 1%, morrem 2.8%! Nossa letalidade (mortes entre casos) é + alta q a esperada e q a de varios países. C o número tão alto de casos q temos, teríamos que ter mto mais recuperados do q os 16.1 M q o seu Gov se gaba ter.

Sem falar, Sr @fabiofaria, q entre os 16.1 milhões q o Sr insiste em celebrar 9% dos q não tinham nenhuma comorbidade precisaram de hospitalização, 2% em UTI. Dos c pelo menos uma comorbidade, 40% precisaram de hospitalização, 13% em uma UTI.

Por último, Sr @fabiofaria, 3 em cada 4 dos 16.1 milhões de recuperados têm sintomas persistentes por 2-8 meses. Mtos terão sequelas graves e debilitantes por toda sua vida. E nem mencionei toda a dor envolvidas, doentes e familiares, porque esperar empatia seria pedir mto.

Portanto, Sr @fabiofaria, não há nada a celebrar. O que nos resta é lamentar, e lamentamos muito, o meio milhão de vidas perdidas — muitas delas desnecessariamente, se o seu Governo tivesse cumprido o seu papel. (Qto à celebrar 86M de doses de vacina, será assunto p outro fio)."


Rabiscos do Samuel Junior: Depois dessa, o ministro das Comunicações deveria se recolher e passar um bom tempo quieto em seu cantinho. Já falou a cota de ‘besteiras’ dos próximos dois meses.



Parceiro anunciante


2 Comentários

  1. Ele, Fábio F., tem aprendido muito bem a lição repassada pelo negacionista e genocida Bolsonaro. Essas mais de 500.000 mil mortes, pode colocar na conta desse governo genocida e consciente de que fez de tudo para q se chegasse a essa realidade triste! Um governo q dá mal exemplo, e desacredita a ciência, não pode deixar de ser punido. Fora Bolsonaro!

    ResponderExcluir
  2. Virgínia20/6/21 09:09

    Esse ministro só tem causado vergonha a nós potiguares!!!

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.