Polícia Federal deflagrou Operação Guinhol nesta terça-feira

outubro 15, 2019

Parceiro anunciante

A Polícia Federal deflagrou hoje, 15, a operação Guinhol para cumprir nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. O inquérito policial foi instaurado para apurar a possível prática de crimes previstos no Código Eleitoral e no Código Penal. Representantes locais de determinado partido político teriam ocultado, disfarçado ou omitido movimentações de recursos financeiros originados do fundo partidário, especialmente os destinados às candidaturas de mulheres.

As medidas de busca e apreensão, deferidas pelo TRE/PE, visam esclarecer se teria havido burla ao emprego dos recursos destinados às candidaturas de mulheres, tendo em vista que ao menos 30% dos valores do fundo partidário deveriam ser empregados na campanha das candidatas do sexo feminino, havendo indícios de que esses valores foram aplicados de forma fictícia objetivando o seu desvio para livre aplicação do partido e de seus gestores. 

O nome da operação Guinhol faz referência a um marionete, personagem do teatro de fantoches criado no Século XIX.




1 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.