Secretário alerta para projeto de Terminal Oceânico
abril 10, 2010O secretário de Energia e Assuntos Internacionais, Jean-Paul Prates, abordou um assunto de grande relevância no blog Energia do Rio Grande do Norte .
Com o título Terminal Oceânico de Granéis do RN. Quem adota esta causa?, Jean-Paul alerta para matéria publicada neste sábado no Novo Jornal, com a manchete ‘Steel prepara projeto de novo PORTO no RN’. A matéria cita que a mineradora Steel do Brasil – que anunciou acerto para comprar a Mhag Serviços e Mineração - anuncia que aguarda apenas autorização da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) para iniciar a construção de um Terminal de Uso Privativo Misto, para escoar o minério que extrai da mina de ferro de Bonito, em Jucuturu.
Com conhecimento sobre o assunto, Jean-Paul “alerta para que as forças políticas e a intelectualidade técnico-econômica do Estado despertem inadiavelmente para este importante desafio.” Jean-Paul diz que esta iniciativa exclui qualquer possibilidade de sua utilização compartilhada por parte de outros interessados, tanto neste como em outros segmentos minerais e industriais do Estado.
O secretário faz “algumas reflexões a respeito deste assunto, com vistas a contribuir com o bom debate."
Veja alguns argumentos do secretário:
"Pretendo demonstrar que:
(i) o mistério da questão não é a localização, pois não existem muitas alternativas viáveis;
(ii) a falta de interação com a inteligência e gestão estadual a respeito do assunto tem levado ora à acomodação dos agentes econômicos, ora ao despautério em termos das iniciativas propostas, e
(iii) que o projeto da MHAG/STEEL, isoladamente, não só deixa de atender aos interesses do Estado como um todo, como, ao ocupar uma das duas únicas alternativas de localização viáveis com um terminal exclusivo, poderá condenar o RN a ficar refém de seu projeto ou, pior ainda, restar encalacrado portuariamente para sempre.”
Leia a matéria completa aqui
Rabiscos do Samuel Junior: Uma sugestão ao presidente do Consórcio Vale Unido, Luiz Cavalcante: agende uma reunião urgente com o secretário Jean-Paul Prates para tomar conhecimento de detalhes da situação. Esse assunto é de grande importância para a viabilização da ZPE do Sertão.
0 Comentários
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.