Escolha de Walter por Allyson passa por nominata para se eleger, diz João Maia
janeiro 14, 2026Por Carol Ribeiro | Diário do RN
A decisão já foi tomada, o anúncio é que ainda deve ocorrer nos próximos dias. O vice-governador Walter Alves (MDB) teria definido o alinhamento ao projeto político do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), na corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte. A informação do deputado federal João Maia, presidente do PP no RN, é que uma reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (13) entre Walter e Allyson teria acontecido. A informação que circula nos bastidores é de que o encontro teria caráter mais comunicativo do que deliberativo, dentro de um cenário em que a montagem de nominatas e o cálculo eleitoral para 2026 falam mais alto do que o cargo de governador.
“Eu acho que a decisão de Walter de vir para o lado de Allyson já está decidida”, afirmou em conversa com o Diário do RN.
Segundo o dirigente do PP, a aproximação de Walter com o projeto de Allyson está diretamente ligada à estratégia eleitoral de 2026, sobretudo à formação de chapas proporcionais competitivas.
“Vir para o lado de Allyson tem a ver com formar nominata, se eleger deputado”, resumiu.
Nesse ponto, a decisão de Walter de não assumir o Governo do Estado, mesmo estando na linha sucessória, é uma escolha pragmática: preservar capital político e priorizar o projeto pessoal de retorno à Assembleia Legislativa. O cenário financeiro delicado do Executivo estadual pesou para não assumir, mas a mudança de lado teria como ponto central a engenharia eleitoral.
É nesse contexto que entram as conversas entre João Maia e Walter Alves. Os dois estariam discutindo a distribuição de nomes entre PP e MDB, avaliando quem permanece em cada legenda e quem pode migrar, num desenho que só faz sentido se houver, de fato, uma composição conjunta no palanque majoritário de Allyson Bezerra. A negociação de quadros, bases regionais e puxadores de voto reforça que o alinhamento político está em curso.
“Isso também é o que nós conversamos, então vamos esperar o que é que Walter vai dizer. Ele tem medo de assumir o Governo e não conseguir pagar o salário nos últimos dois meses ou três meses do governo dele, isso é uma coisa. A outra de vir para o lado de Allyson tem a ver com formar nominata, se eleger deputado”, afirmou.
A presidência da Assembleia Legislativa também foi tratada. João Maia relativizou qualquer pretensão automática de Walter nesse sentido. “Ele sabe que tem um candidato há mais tempo, que é Kleber [Rodrigues]. Ele tem noção disso. Eu disse; ‘Essa coisa da presidência da Assembleia, você se entenda com Kleber”, explicou o deputado.
O presidente do PP acredita que Walter deverá tornar pública sua decisão até o fim desta semana, mas pontuou que, ainda assim, até março, “vai rolar muita água ainda, e não é no Rio Piranhas-Açu”, finalizou.

0 Comentários
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.