Ex-presidente Fernando Collor foi condenado pelo STF por esquema de corrupção

maio 26, 2023

Por 8 votos a 2 o STF condenou o ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Os ministros ainda vão discutir na próxima quarta-feira, 31, a dosimetria da pena. O relator, Edson Fachin, defendeu 33 anos de prisão.

Também haverá definição se Collor será enquadrado pelo crime de organização criminosa ou associação criminosa (que tende a ter punição mais branda).

Mesmo condenado, Collor ainda poderá apresentar recursos ao STF para questionar a sentença. A execução da pena é iniciada após a análise desses recursos. Por isso, o ex-presidente não deverá ser preso imediatamente.

Fernando Collor foi denunciado pela PGR em 2015 sob a acusação de receber R$ 20 milhões em propinas entre 2010 e 2014 para viabilizar, por meio de indicações políticas, um contrato de troca de bandeira de postos de combustível celebrado pela BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.

Além de Collor, foram condenados os empresários Luís Pereira Duarte de Amorim, administrador das empresas de Collor, e Pedro Paulo Bergamaschi, apontado como operador do esquema.




0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.