Governo do RN negocia retomada de atividades com cooperativas médicas e diretores de hospitais conveniados

novembro 11, 2021

Através de nota, o Governo do RN informa sobre reunião na tarde desta quinta-feira, 11, com cooperativas médicas e diretores de hospitais conveniados para firmarem acordo que permita a retomada das atividades.

Parceiro anunciante
Confira a nota na íntegra:


NOTA

O secretário de Saúde, Cipriano Maia, a equipe de gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o controlador geral do Estado, Pedro Lopes, representando o Governo do Rio Grande do Norte, reuniram-se na tarde desta quinta-feira (11) com cooperativas médicas e diretores de hospitais conveniados para selarem acordo que permita a retomada das atividades.

Foi feito ainda o pagamento da contrapartida do Estado para os municípios de Natal e Mossoró, possibilitando o retorno das atividades contratadas.

O secretário Cipriano Maia fez um apelo aos demais entes federativos para a retomada imediata das cirurgias oncológicas e ortopédicas. A responsabilidade pelos contratos é dividida entre Estado, município e União. Esses dois últimos também têm dívidas em aberto, mas não houve diálogo com os fornecedores. A gestão municipal de Natal foi convidada para a reunião, porém não retornou às ligações e nem aos convites feitos.

O diálogo ocorreu com seis prestadores de serviços e cooperativas. Foram firmados acordos com o objetivo da retomada plena dos atendimentos à população potiguar. Os acertos são importantes para desafogar a rede pública de saúde com a realização de cirurgias, em especial o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Na primeira reunião com as cooperativas de anestesistas (Coopanest) e de médicos (Coopmed), ficou acertada a garantia do pagamento mensal e, até o próximo dia 30, o repasse da parcela do acordo, que o Governo do Estado mantém em dia. As entidades condicionaram a retomada dos serviços ao acerto semelhante com a Prefeitura de Natal.

No encontro com os prestadores da área ortopédica e cardiológica, a Sesap assegurou o pagamento do acordo para regularização de dívidas, garantindo a primeira parcela dentro dos próximos dias. Da mesma maneira, os prestadores também aguardam movimento semelhante da Prefeitura da capital.

É importante ressaltar que a Sesap tem feito todo esforço para honrar os compromissos propostos e garantir a assistência à população do Rio Grande do Norte.




0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.