Pesquisas eleitorais e as comemorações descabidas

outubro 09, 2021

Tem assessorias de pré-candidatos no Rio Grande do Norte que estão exagerando na dose comemorativa dos resultados das pesquisas eleitorais.

Um exemplo: a assessoria diz que determinado pré-candidato a deputado federal – e que atualmente é deputado estadual – “pela terceira vez” foi bem citado em pesquisas eleitorais.

Aí você vai ver o resultado e tem lá esse pré-candidato na sexta colocação com apenas 0,67% das intenções de voto.

Parceiro anunciante
Ao se aprofundar mais no resultado da pesquisa tem que, de cada 100 entrevistados, 84 revelaram que estão indecisos ou votarão branco ou nulo.

Ter o nome citado em uma pesquisa é bom. Mas, mostrar euforia com um resultado desse é uma comemoração descabida.

Por essa e outras que a cada dia as pesquisas eleitorais estão perdendo o valor. Deixaram de ser uma ferramenta para o acompanhamento do desempenho do candidato e passaram a ser utilizadas para criar a ilusão aos eleitores que determinado candidato está se saindo bem nas pesquisas.

Afinal, muitos eleitores tendem a votar naquele candidato que tem possibilidade de se eleger. Infelizmente, essa ainda é uma das formas de escolha do candidato.





3 Comentários

  1. Tenho notado isso c diversos candidatos. Tentam vender uma realidade q não existe. MAGNO

    ResponderExcluir
  2. De manipulação em manipulação os próprios vão se enganando.

    ResponderExcluir
  3. e tem quem acredite

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.