Eleições da OAB-RN e as comemorações descabidas de pesquisa de intenção de voto

outubro 31, 2021

No começo do mês de outubro esse rabiscador fez uma matéria com o título ‘Pesquisas eleitorais e as comemorações descabidas’. (Leia AQUI)

Na matéria mostramos que tem assessorias de pré-candidatos no Rio Grande do Norte que estão exagerando na dose comemorativa dos resultados das pesquisas eleitorais.

Parceiro anunciante

Pois bem... Essa mania extrapolou para as eleições na OAB-RN.

A assessoria da candidata Magna Letícia divulgou neste sábado uma matéria com a seguinte manchete: ‘Magna ganha em todos os cenários, diz pesquisa sobre eleições da OAB/RN’.

Para os que não tiverem lido o conteúdo da matéria, e leram só o título, a eleição na entidade está praticamente consolidada.

Mas não é bem assim...

Os ‘todos os cenários’ a que a matéria se refere é de uma pesquisa realizada em Mossoró pelo instituto TS2, com 384 entrevistas.

Na pergunta estimulada, Magna obteve 29,3% das intenções de voto e na espontânea 26,82%. O segundo colocado, Aldo Medeiros, ficou com 28,65% - menos de 1% de diferença - na estimulada e 24,74% - um pouco menos de 2% - na espontânea. Diferenças menores que a margem de erro da pesquisa, que é de 3,8% e que não foi levada em conta na análise dos ‘cenários’.

Outro dado importante. O percentual de indecisos é de 29,43%. Para a assessoria isso “indica que o número de votantes da chapa Identidade OAB, encabeçada por Magna e pelo advogado mossoroense Sebastião Jales, pode crescer nas próximas semanas”.

A assessoria não explicou em qual fundamento se baseou para estimar essa tendência de crescimento. Ficou parecido com uma ‘comemoração descabida’... ou apenas uma torcida.

Por essa e outras que a cada dia as pesquisas de intenção de voto estão perdendo o valor. E o problema não está na metodologia da pesquisa e sim na forma como ela é divulgada.




0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.