‘Balão de ensaio’ como tática política

julho 19, 2020

Reprodução
Há muito tempo que na política é utilizada a tática do ‘balão de ensaio’. Uma situação hipotética é lançada para medir sua repercussão junto à população.

Antes, um correligionário era escalado para lançar um ‘balão de ensaio’, revelando a um ‘língua solta’ – aquele que não consegue guardar nada do que escuta – e o ‘segredo’ começar a circular nos quatro cantos da cidade. Naquela época para medir a repercussão demorava dias.

Agora, com as ‘redes sociais’, o ‘balão de ensaio’ pode ter sua repercussão medida em algumas horas. Essa medição pode ser feita pelo número de acessos a postagem, pelos comentários – positivos e negativos -, pelos compartilhamentos...

Em Assú, no momento, tem dois ‘balões de ensaios’ lançados. Um em que correligionários pedem que o prefeito Gustavo Montenegro Soares reveja sua decisão e aceite disputar a reeleição. O outro é da possível pré-candidatura a prefeito do radialista Jarbas Rocha, pelo PSC.

O RSJ, além de verificar a repercussão do que acontece nas redes sociais sobre esses assuntos, ainda tem o privilégio de receber comentários de pessoas envolvidas nesses assuntos. Mas, esses comentários não podem ser publicados. São fontes que opinam no privado porque acreditam na credibilidade do blog. Essas informações servem para construir um cenário mais realista das possibilidades desses ‘balões de ensaios’ prosperarem ou não.

Vamos acompanhar os percursos desses balões.
—————————————————————————————————————————————————————
Parceiro anunciante

4 Comentários

  1. A verdade é que Gustavo Soares é despreparado e já afirmou que não é político e gosta de sua profissão, a medicina. Antes de pronunciar o que todos sabiam fez questão de colocar a cidade que diz que ama no caos, no abismo, na falta de ações concretas - perceptíveis na pandemia, abriu a UPA somente por pressão popular, vários mortos, falta de aquisição de testes rápidos, atraso em decisões simples por sempre ser ausente.
    Assu não se renderá ao oportunismo dos Soares, não tem cabimento dos assuenses darem outra oportunidade a essa aristocracia.
    Estejamos atentos as mentiras pregadas por quem teve a oportunidade de melhorar a vida do povo e não conduziu com zelo, equilíbrio e responsabilidade.
    Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  2. Se o PREFEITO e médico Dr Gustavo é despreparado,que pensar do radialista Jarbas Rocha?
    Luis de França Cohab Assu RN

    ResponderExcluir
  3. Para ser gestor tem que se preparar e estar preparado. Os eleitores do Assu não se enganarão novamente. É tolice afirmar que o povo quer que Gustavo Soares repense e volte o que falou com todas as letras que não é político, quando quem realmente quer isso é o pequeno grupo dos que não querem perder as tetas da prefeitura. Ele já não tinha discurso para convencer e querer impor mais uma mentira será um tiro no pé com repercussão também para 2022. Chega de ineficiência, de abandono, de descuido.

    Cícero Martins

    ResponderExcluir
  4. Cícero Martins quem se prepara é porque está preparado.... kkkkk seus textos são uma comédia.
    Kkkkk
    Luis de França Cohab Assu RN

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.