Professora divulga carta aberta anunciando que deixou titularidade da Educação

novembro 12, 2018


Em carta aberta, a professora Jeane Dantas dos Santos Bezerra comunicou que deixou o cargo de secretária de Educação na prefeitura de Ipanguaçu.

A professora não explicou o que motivou o pedido de afastamento do cargo. Confira abaixo a carta na íntegra:

CARTA ABERTA À REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IPANGUAÇU

Prezadas companheiras (os) da educação,


Gostaria de comunicar que  deixei o cargo de Secretária Municipal de Educação de Ipanguaçu. Em janeiro de 2009, a convite do ex-prefeito Leonardo Oliveira, assumi o grande desafio de liderar a pasta mais importante de qualquer gestão comprometida com o desenvolvimento social e cultural de um povo: a educação. Por quase dez anos estive acompanhada de profissionais sérios, competentes e muito compromissados com a garantia do direito à educação pública de qualidade. Foram anos de intenso trabalho, luta, tensões, conflitos, conquistas, avanços e, sobretudo, muito aprendizado. Não houve ao longo desse período um momento sequer onde eu não tenha sido convidada – ou confrontada – a aprender.

Não tenho a intenção de traçar aqui um inventário do que fiz, pois o progresso que experienciamos não pode ser atribuído a esforços pessoais. Pelo contrário, nossas conquistas são plurais, democráticas, dialógicas e profundamente marcadas pelo trabalho coletivo que sempre buscou envolver ativamente professores, estudantes, servidores da educação, técnicos, famílias e a sociedade civil organizada. Não é por acaso que um elemento fundamental da pedagogia freiriana é o encontro na linguagem e na vida entre seres humanos potencialmente dispostos e aptos a aprenderem uns com os outros ao mesmo tempo em que ensinam uns aos outros.

Comecei minha história como professora em Ipanguaçu, no ano de 1990, na Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro. Na rede municipal, foi a Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, em Tabuleiro Alto, que me recebeu inicialmente. Mantive essas experiências muito próximas de mim enquanto fui secretária de educação porque sabia que não seria possível dissociar o trabalho pedagógico da gestão pública. A sensibilidade, a acolhida e o afeto me acompanharam até nas situações mais extremas porque parti sempre de um princípio central à minha história de professora: estava, agora na função de gestora, lidando com pessoas.

Guardo várias memórias muito bonitas desse tempo. Mas uma tem valor especial: a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários da minha classe profissional. Ter feito parte dessa conquista histórica para as professoras e professores de Ipanguaçu foi uma honra porque garantir qualidade de vida e remuneração adequada a quem ensina nossas crianças e jovens é uma pauta incontornável quando falamos em educação no Brasil. Não poderia deixar de mencionar esse avanço porque ele foi fruto das ações e lutas coletivas dos docentes, sindicatos, sociedade e gestão pública que pactuaram juntos a necessidade de valorizar os professores da educação básica.

Gostaria, então, de agradecer a todos pelo apoio, pelas parcerias, pelo compromisso. Agradeço, especialmente, às diferentes pessoas que compuseram a equipe da SME ao longo dessa última década. Agradeço a todas as comunidades escolares municipais por cumprirem diariamente seu trabalho na cidade e no campo. Agradeço ao atual prefeito de Ipanguaçu, Valderedo Bertoldo, pela confiança. Agradeço aos amigos e às amigas que fiz ao longo desses anos e que levo comigo vida à fora, pois sem eles os caminhos teriam sido mais áridos.

Adélia Prado, diz que o agradecimento é a memória do coração. Há tanto o quê e a quem agradecer que seria impossível não concluir que minha trajetória como secretária de educação me deu de presente um conjunto de memórias que também fez do mim o que sou hoje.

Muito obrigada!

Profa. Jeane Dantas dos Santos Bezerra
Rede Estadual de Ensino
Rede Municipal de Ipanguaçu


..............................................................................................................................................................

Parceiro anunciante


0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.