Pouco peixe para muito prato
julho 25, 2011A assessoria de imprensa da prefeitura do Assú anunciou a realização do peixamento dos dois principais reservatórios d’água do município do Assú.
Foram colocados 20 mil alevinos no açude Mendubim e 40 mil na Lagoa do Piató.
Pois bem! Para alguns, isso representa muito. O Rabiscos vai fazer umas continhas para mostrar que é preciso fazer muito mais para garantir o peixe na boca dos assuenses.
Vamos admitir que desses 60 mil alevinos, noventa por cento sobreviva. Serão 54 mil peixes para crescerem nos próximos meses.
Fazendo uma projeção que cada peixe alcançará um peso de 300 gramas, dará um total de 16,2 toneladas.
É preciso ainda subtrair dessas 16,2 toneladas a quantidade que é comercializada para outros municípios. Vamos considerar que 70% da produção fiquem em Assú. Serão 11,3 toneladas.
Dividindo as 11,3 toneladas pela população de Assú revelada pelo censo de 2010, restarão 213 gramas por habitante.
Que a iniciativa do poder público municipal é importante, não tenho nenhuma dúvida. O propósito aqui é mostrar que é preciso fazer muito mais.
Se ficar só com essa ação será muito prato para pouco peixe.
5 Comentários
mais vale salientar que o povo não vai comer só peixe nesse tempo!
ResponderExcluirmatheus
Parafrasenado o ditado popular... "é muita farofa p/ pouco peixe". RSRS
ResponderExcluirCaro Samuel,
ResponderExcluirSua preocupação é válida, mas vc só visualizou um senário e muito pessimista, quando fala em peixe de 300g. E tambem coloca toda à população como apreciadores de peixe, quando na verdade, sabemos que as pessoas comem pouco peixe.
Caro anônimo, obrigado pela visita. Veja experiência da Embrapa com peixamento em Petrolina (PE), onde o cenário é mais 'pessimista' q/ o meu: “Os primeiros testes foram realizados nos assentamentos de Manga Nova e Federação onde vivem em torno de 50 famílias, na área rural de Petrolina - PE. Os açudes receberam, respectivamente, 1.800 e 1.000 alevinos de tambaqui, com peso inicial médio de 11 gramas. Na despesca, após seis meses, foram colhidos no açude de Manga Nova 1407 peixes com um peso total médio de 175 quilos [124 gramas por peixe). Em Federação, devido à qualidade da água, foram capturados apenas 532 peixes com peso total médio de 18 quilos.”
ResponderExcluirNo próximo comentário coloque seu nome. Facilita a comunicação.
Tiago Fernando,
ResponderExcluirCaro Samuel, é louvável a iniciativa do Prefeito Ivan Jr. nos meus poucos 25 anos de idade, nunca tinha visto ou ouvido falar de uma iniciativa ou atitude dessa de um gestou público de Assú. Claro que todos nós queremos mais, isso é natural, mais para as pessoas que vivem da pesca, essa iniciativa é muita coisa. Parabéns Ivan Jr. e parabéns as pessoas que fizeram isso acontecer...
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.