Comentário da leitora
outubro 06, 2008Já disse em outras oportunidades que a melhor recompensa de manter um blog é a interação com o leitor.
E interagir com a leitora Ana Luísa Fonseca, que enviou o comentário abaixo, é muito gratificante.
Leia o que ela escreveu.
"Acho que atualmente a melhor medida para o Brasil seria o voto facultativo, porém, acredito que ele deva vir acompanhado de uma maior conscientização, por campanhas que trabalhem mais o espírito patriota nas pessoas, e que mostrem o quão importante é exercer a nossa opinião na escolha de quem vai governar a nossa cidade ou país".
Rabiscos do Samuel Junior: Bastante lúcido o comentário de Ana Luísa. O voto facultativo pode até ser implantado no Brasil, desde que seja feito uma preparação da população.
Obrigado pela visita e pelo comentário, Ana Luísa. Volte sempre.
1 Comentários
Prezado Samuel,
ResponderExcluirQuero parabenizar seu Blog e todo seu excelente trabalho, trazendo-nos notícias atualizadas e imparciais.
Acerca da enquete sobre o voto ser obrigatório ou não é uma questão mais complexa do que possa aparentar. O voto direto foi uma reconquista dos movimentos sociais que até vida custou. Nossa Democracia, ainda tão incipiente (e por vezes insipiente, com "s" mesmo) não está preparada para ter voto facultativo, na minha despretensiosa opinião. O voto obrigatório é uma espécie de "tributo" que nossa sociedade ainda deve se responsabilizar pelas lutas acerbas que o reconquistaram. Não temos maturidade para que ele seja facultativo. Tenho convicção que um bom trabalho de educação política deverá ser realizado e na verdade vem acontecendo, como evidenciado nos últimos resultados. Os líderes políticos do país não conseguiram transferir votos. Isso é o começo do que queremos num futuro que almejamos. Cada um deve assumir sua cota de responsabilidade, agindo de forma ética e com coerência com o que diz sonhar.
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.