Comentário do leitor

setembro 15, 2008

O leitor Ayslann envia mensagem eletrônica tecendo comentários a respeito da pesquisa Correio da Tarde/Start.

Ayslann começa me perguntado como funcionou essa pesquisa. Ele diz que não passaram na casa dele para fazer a pesquisa. Afirma também que não passaram no Frutilandia, nem no Feliz Assú.

O leitor ainda indaga como é que essa pesquisa aponta 54,8% para o candidato Ivan Júnior, considerando que foram pesquisado cinco bairros. Diz também que não passaram em todas as casas do povo de Fátima Moraes.

Ayslann diz que "pelo visto só passaram nos bairros onde o 11 tem mais eleitores" e faz o seguinte comentário: "Se isso fosse verdade haveria um 'estouro' de euforia deles em Assú.!!! "

E finaliza perguntando se eu concordo com o comentário dele.

Rabiscos do Blog: Caro Ayslann, vamos por parte:

1) Começo respondendo a sua última pergunta: se eu concordo com seu comentário. A questão não é se eu concordo ou não. O mais importante é analisar os pontos levantados e cada um formar sua opinião. É isso que vou tentar fazer. Agora uma coisa tenha certeza: incentivo que outras pessoas façam como você está fazendo. Participar do processo com questionamentos é a melhor forma de se constituir um bom debate.

2) Você me pergunta como funcionou a pesquisa. Até onde eu sei foi usada a técnica de aplicação de questionários padronizados e estruturados a uma amostra representativa do universo pesquisado. No caso da pesquisa em questão a amostragem foi de 579 entrevistados. Muitos questionam essa quantidade. Lembro apenas que em Mossoró foi divulgada uma pesquisa do instituto Perfil com uma amostragem de 600 entrevistas. O instituto Consult fez uma pesquisa em Ceará Mirim com 600 amostras e outra em Natal com 1.020 entrevistas. Basta comparar o eleitorado desses municípios com o de Assú. Essas amostras estão corretas? Não sei. Deixo a resposta para os estatísticos. Alguém se habilita?

3) Quanto aos pesquisadores não terem passado em sua casa, estamos empatados. Também não passaram na minha e em outras milhares de residências de Assú.

4) Você afirma que também não passaram no Frutilândia e no Feliz Assú. O Frutilândia foi um dos bairros pesquisados.

5) Quanto a aspecto de ter havido euforia ou não dos militantes da coligação Assú Mais Forte deixo o espaço para outros leitores se manifestarem. Agora uma coisa posso afirmar: observei na manhã e noite de sábado que a cidade estava tomada pelas cores azul.

6) Para finalizar. Sempre que uma pesquisa é divulgada, não agrada a alguns. O melhor remédio para isso foi dado por Walter Fonseca, um dos sócios do Correio da Tarde: pesquisa eleitoral se combate com pesquisa eleitoral. Se sentiu vítima? Contrate uma outra pesquisa e divulgue os números. Simples.

7) Agradeço sua participação Ayslann. Volte sempre.

2 Comentários

  1. e ayslan queria mais euforia de q aquela da passeata de sabado??? RSRSRSRSRSRS

    ResponderExcluir
  2. Pronto, vem ai a pesquisa contra-prova da Gazeta do Oeste...

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.