RN terá novo sistema de monitoramento de chuvas

dezembro 14, 2021

Amanhã, 15, será lançado o novo sistema de monitoramento hidrometeorológico, climático e agrometeorológico do Rio Grande do Norte.

A solenidade será às 14h30 no auditório da governadoria, no Centro Administrativo em Natal, com a presença da governadora Fátima Bezerra.

Atualmente a Emparn faz a coleta de dados das chuvas - e apenas do volume de chuvas - através de aproximadamente 200 estações de monitoramento, mas pouquíssimas delas automatizadas.

Com o novo sistema, temperatura, umidade do ar, vento, pressão atmosférica, radiação solar, umidade e temperatura do solo, quantidade chuva são algumas das variáveis meteorológicas que serão monitoradas pela rede automática da Emparn.

O monitoramento do inverno de 2022 no RN já será feito pelo novo sistema. Para isso, foram instalados 100 telepluviômetros e 15 plataformas de coleta de dados, cobrindo todo o RN. O investimento é de R$ 5,5 milhões.


Parceiro anunciante


0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.