Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário acontecerá em Natal a partir desta segunda-feira
novembro 24, 2025Mais de 350 representantes do judiciário brasileiro estarão reunidos em Natal nesta segunda-feira e terça-feira, dias 24 e 25 de novembro, no Costeira Palace, para o IV Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário. O credenciamento acontecerá partir das 8h e a abertura às 9h.
A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Rede Potiguar de Cooperação e Inteligência Judiciária (RPCIJ). A rede é formada pelos Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), Justiça Federal do RN (JFRN), Tribunal de Justiça do RN (TJRN), e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).
O objetivo do encontro é a cooperação de todos os ramos da justiça na área de gestão de precedentes e aplicação de ferramentas tecnológicas, promovendo uma grande troca de experiências voltadas à prevenção de conflitos, fraudes e litigâncias predatórias.
A abertura contará com a participação do ministro Sérgio Luiz Kukina, do Superior Tribunal de Justiça. O ministro vai fazer uma palestra sobre como a Inteligência Judicial pode ser uma estratégia para transformação do poder judiciário.
Na palestra, o ministro falará também sobre o problema dos limites e do mal uso da inteligência artificial na área jurídica. Principalmente pelo uso indiscriminado em decisões, petições de advogados e uso de jurisprudência sem conferir sua veracidade.
Também na abertura terá uma palestra da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Daniela Pereira Madeira, sobre ‘Os Centros de Inteligência como instrumento de governança no Poder Judiciário’.
Na programação tem ainda painéis e oficinas temáticas.

0 Comentários
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.