PetroReconcavo concluiu a compra de 50% dos ativos de midstream da Brava Energia em Guamaré
setembro 30, 2025A PetroReconcavo anunciou a conclusão da aquisição de 50% dos ativos de midstream (veja significado no final da matéria) de gás natural da Brava Energia, localizados no complexo de Guamaré, no Rio Grande do Norte.
A operação reforça a estratégia da companhia de ampliar a eficiência e a segurança no escoamento e processamento de gás natural na Bacia Potiguar.
O portfólio adquirido inclui duas unidades de processamento de gás natural, cada uma com capacidade de 1,5 milhão de metros cúbicos por dia. Uma das unidades está em operação e a outra em estado hibernado. A aquisição envolve ainda sistemas auxiliares de recebimento, compressão e armazenamento de derivados líquidos, e o gasoduto que conecta a produção da PetroReconcavo e de terceiros às unidades de processamento.
O fechamento da transação ocorreu após o pagamento de R$ 168,8 milhões à Brava, correspondentes a 50% do valor total, já com ajustes de preço.
A gestão dos ativos será regida por um Joint Operating Agreement (JOA), no qual a Brava permanece como operadora. Um comitê operacional, formado por representantes das duas empresas, definirá as diretrizes orçamentárias, de custos e de eficiência.
O Rabiscos do Samuel Junior comenta: ‘midstream’ é fase intermediária da cadeia de produção, que envolve o processamento, armazenamento e transporte de petróleo bruto, gás natural e seus derivados, funcionando como uma ponte entre a extração (upstream) e o processamento e consumo (downstream).
0 Comentários
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.