Águas do Velho Chico avançam a caminho do Rio Grande do Norte
agosto 14, 2025O avanço das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) em direção ao Rio Grande do Norte alcançou, nesta quarta-feira, 13, o município de São Bento, no sertão paraibano.
Nos próximos dias, a água deve chegar ao território potiguar, beneficiando milhares de moradores do semiárido, incluindo municípios que enfrentam histórico de escassez hídrica.
As medições feitas pelos técnicos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional apontaram uma elevação de 4 centímetros do nível do rio Piranhas.
É a primeira vez que a água do PISF chegará, de forma regulamentada, ao semiárido potiguar. O processo de vazão começou na terça-feira, 5, a partir da Estação de Bombeamento EBI-1, no município de Cabrobó (PE), passando pela estrutura de controle da barragem Caiçara, em Cajazeiras (PB).
Na quarta-feira, 6, o percurso seguiu pela barragem Engenheiro Avidos e, na sexta-feira, 8, pela barragem de São Gonçalo, em Sousa (PB).
Na última terça-feira, 12, a água alcançou os municípios de Pombal e Paulista, no norte da Paraíba.
Após São Bento, a água seguirá rumo à divisa com o Rio Grande do Norte e deve chegar no município de Jardim de Piranhas, já em solo potiguar, nesta sexta-feira, 15.
Depois, a água será destinada aos principais reservatórios do estado: a barragem de Oiticica, em Jucurutu, com capacidade de 742 milhões de metros cúbicos, e a barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do Rio Grande do Norte, com capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos, localizado na bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu, no Vale do Açu.
O percurso até o território potiguar compreende 412 km e envolve um complexo sistema de reservatórios e canais.
0 Comentários
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.