Águas do Velho Chico avançam a caminho do Rio Grande do Norte

agosto 14, 2025


O avanço das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) em direção ao Rio Grande do Norte alcançou, nesta quarta-feira, 13, o município de São Bento, no sertão paraibano.

Nos próximos dias, a água deve chegar ao território potiguar, beneficiando milhares de moradores do semiárido, incluindo municípios que enfrentam histórico de escassez hídrica.

As medições feitas pelos técnicos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional apontaram uma elevação de 4 centímetros do nível do rio Piranhas.

É a primeira vez que a água do PISF chegará, de forma regulamentada, ao semiárido potiguar. O processo de vazão começou na terça-feira, 5, a partir da Estação de Bombeamento EBI-1, no município de Cabrobó (PE), passando pela estrutura de controle da barragem Caiçara, em Cajazeiras (PB).

Na quarta-feira, 6, o percurso seguiu pela barragem Engenheiro Avidos e, na sexta-feira, 8, pela barragem de São Gonçalo, em Sousa (PB).

Na última terça-feira, 12, a água alcançou os municípios de Pombal e Paulista, no norte da Paraíba.

Após São Bento, a água seguirá rumo à divisa com o Rio Grande do Norte e deve chegar no município de Jardim de Piranhas, já em solo potiguar, nesta sexta-feira, 15.

Depois, a água será destinada aos principais reservatórios do estado: a barragem de Oiticica, em Jucurutu, com capacidade de 742 milhões de metros cúbicos, e a barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do Rio Grande do Norte, com capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos, localizado na bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu, no Vale do Açu.

O percurso até o território potiguar compreende 412 km e envolve um complexo sistema de reservatórios e canais.



0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.