Reunião discutiu serviços de recuperação do Canal do Pataxó para minimizar impactos nas atividades econômicas no Vale do Açu

maio 24, 2023

A captação de águas a partir da barragem Armando Ribeiro Gonçalves para suprir atividades econômicas no Vale do Açu, como agricultura irrigada e criação de camarão em cativeiro, passará por uma interrupção momentânea em virtude dos trabalhos de manutenção do Canal do Pataxó.

Em reunião realizada em natal (RN), uma alternativa dada, enquanto não se concluem os reparos do canal, foi a liberação de água do açude Pataxó para suprir a demanda de 24 usuários cadastrados no Igarn.

Uma empresa já foi contratada para execução da obra, que deverá acontecer com o canal seco para que os reparos possam ser feitos.

O canal tem 9 quilômetros de extensão, iniciando-se na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, ponto de captação, até o rio Pataxó no município de Ipanguaçu. Além de água para irrigação e para abastecimento de comunidades rurais, ele também serve de ponto de captação da adutora Sertão Central Cabugi.

Os reparos serão executados em 100 pontos, tendo sido determinado que o Igarn realizará a medição da vazão no ponto final do canal, conhecido como Bico do Pato, bem como nas proximidades de possíveis pontos de captação, a fim de definir qual a vazão necessária para a manutenção do abastecimento.





0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.