Reservas hídricas no RN: Reservatórios estão recebendo boa recarga de água

abril 06, 2023

Pelos últimos dados do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), faltam apenas 42 centímetros para a barragem Umari, localizada em Upanema, sangrar. O manancial acumula 280,14 milhões de metros cúbicos, percentualmente, 95,67% da sua capacidade total, que é de 292,813 milhões de metros cúbicos. A última sangria registrada em Umari foi no ano de 2009.

Barragem de Umari: foto Edinael Castro
O açude Morcego, localizado em Campo Grande, começou a sangrar nesta quarta-feira, 5. O manancial possui capacidade para 6,71 milhões de metros cúbicos.

O açude de Pilões começou a sangrar na última segunda-feira, 4 de abril. O reservatório, que possui capacidade para 5,90 milhões de m³, não sangrava há 14 anos.

O açude Trairi, localizado em Tangará, começou a receber águas após vários anos completamente seco. O reservatório já acumula 2,29 milhões de m³, correspondentes a 6,50% da sua capacidade total, que é de 35,23 milhões de metros cúbicos.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do RN, acumula 1,423 bilhão de m³, correspondentes a 59,97% da sua capacidade total, que é de 2,37 bilhões de m³. Na última segunda-feira, 3, o reservatório estava com 57,54% da sua capacidade.

Já o segundo maior manancial do RN, Santa Cruz do Apodi, já acumula mais de 56% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. O que indica que o reservatório continua recebendo uma recarga constante. Na última segunda-feira, 3 de abril, o percentual de reservas hídricas da barragem era de 54,51% da sua capacidade.

Além dos já citados, Morcego e Pilões, outros 7 açudes com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Igarn, que já completaram 100% da sua capacidade foram: o açude público de Encanto; o açude público de Riacho da Cruz; Beldroega, localizado em Paraú; Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz; Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes; Mendubim, localizado em Assú; e Apanha Peixe, localizado em Caraúbas.

Outros 4 reservatórios, além da já citada Umari, estão com suas reservas hídricos superiores a 90% da sua capacidade: Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo; Pataxó, localizado em Ipanguaçu; Flechas, localizado em José da Penha; e Santo Antônio de Caraúbas; localizado em Caraúbas.





0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.