Fatos & Coisas da Extensão Rural do RN

fevereiro 05, 2023

*Samuel Nário Fernandes Junior

Prego batido, ponta virada

Reprodução
Evisásio Dantas, além de engenheiro agrônomo eficiente da Emater-RN, sempre gostou de participar de movimentos comunitários existentes nos municípios por onde trabalhou. Desde a Pastoral da Igreja, passando pelo Lions e indo até o Encontro de Casais em Cristo (ECC).

O mesmo era tão participativo – e aqui entre nós, sem planejamento – que chegava ao extremo de aceitar diferentes atividades para serem realizadas em um mesmo horário.

Era comum Evilásio ter atividades da Emater-RN, já agendadas para um determinado dia e horário, e assumir outro compromisso para a mesma data e horário.

Algumas vezes os colegas interferiam e mostravam à Evilásio a necessidade dele fazer uma agenda de suas atividades para evitar contratempos.

Em outras ocasiões os colegas de trabalho só tomavam conhecimento da dupla atividade após os acertos efetuados por Evilásio. Nesses momentos ele era indagado como resolveria esse problema. Ele, invariavelmente, dizia a seguinte frase:

“Eu sou cumpridor dos meus compromissos. Comigo é ‘prego batido, ponta virada’

Como era humanamente impossível realizar as duas atividades ao mesmo tempo e em locais diferentes, sempre ocorria ‘furos’ e um dos compromissos ficava prejudicado.

Com o passar do tempo e depois de sucessivos ‘furos’ praticados por Evilásio, era comum os colegas ironizarem sobre o tão badalado ditado popular expressado pelo agrônomo.

Como Evilásio sempre foi muito humilde e aceitava pacificamente as críticas a ele dirigidas, só restou uma saída. Mudar o ditado popular.

Ele passou a usar o seguinte ditado:

“Comigo é preto no branco!”

Resta saber quais foram os outros ditados que foram utilizados por Evilásio. Mas, esse assunto conto para vocês em outra oportunidade.

*Samuel Nário Fernandes Junior é engenheiro agrônomo aposentado e, na atualidade, é editor do Rabiscos do Samuel Junior (RSJ) - www.blogrsj.com





2 Comentários

  1. Evilasio sempre esteve disponivel para ajudar. Um grande ser humano!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/2/23 09:18

    Agora sim temos um excelente contador de CAUSOS para substituir o nosso amigo Manuel Forencuo.

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.