Fatos & Coisas da Extensão Rural do RN

janeiro 29, 2023

*Samuel Nário Fernandes Junior

Esqueceram o secretário no aeródromo

A vida atribulada de extensionista as vezes causa acontecimentos inusitados. Senão vejamos.

Final dos anos 80, Francisco das Chagas Azevedo, o conhecido Chagas Bolão, que na época exercia o cargo de gestor da Emater-RN- Regional de Assú, recebeu um comunicado da diretoria sobre a visita do secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando, ao Vale do Açu.

Chagas Bolão ficou com a responsabilidade de providenciar veículos para pegar a comitiva no aeródromo – o famoso campo de aviação – de Assú.

Como Das Chagas recebeu o comunicado com três dias de antecedência – e diga-se de passagem, não era comum esse procedimento – e adoeceu no dia combinado da chegada da comitiva, simplesmente esqueceu de ir ou designar alguém para ir ao aeródromo.

Ao chegar, o secretário estranhou a ausência dos técnicos da Emater-RN para recepcioná-lo. Afinal, já tinha visitado dezenas de vezes o Vale do Açu e em quase todas as visitas era o órgão de extensão rural que providenciava os detalhes de deslocamento na região.

O secretário ponderou que deveria ter acontecido algum problema e resolveu esperar algum tempo. Decorrido uma hora de espera, o secretário decidiu ir até a BR 304 para pedir carona até Assú.

Vale ressaltar que do campo de pouso até a rodovia federal a distância é de aproximadamente um quilômetro e o horário do acontecido era por volta das 11h, ou seja, quando o sol está de ‘rachar o crânio’.

Por sorte o secretário conseguiu a tão desejada carona em uma Kombi, o que deu para acomodar toda a comitiva.

Posteriormente, Luiz Fernando recebeu mil e um pedidos de desculpas de Chagas Bolão, que foram prontamente aceitos.

O melhor de tudo e como prova do caráter do então secretário Luiz Fernando, é que o mesmo em outras viagens como auxiliar do governo Geraldo Melo à Assú, uma das primeiras pessoas que ele procurava era Das Chagas. Nessas ocasiões, Chagas – como excelente contador de piadas – atualizava Luiz Fernando com as últimas piadas. E aí eram horas e horas de boas gargalhadas.

*Samuel Nário Fernandes Junior é engenheiro agrônomo aposentado e, na atualidade, é editor do Rabiscos do Samuel Junior (RSJ) - www.blogrsj.com




3 Comentários

  1. Antonio Silva29/1/23 11:07

    KKKKKKKKKKKK GRANDE CHAGAS BOLAO

    ResponderExcluir
  2. Aos poucos você, Samuel, vai apresentando as "presepadas" dos extensionistas... maravilhas de uma época de grandes profissionais. Vale salientar que, quase todos, eram clientes do saudoso Gilmar - Bar do Centro Comercial da COHAB.

    ResponderExcluir
  3. Kkkkk...Muito boa, Samuel. Na verdade, os causos envolvendo o amigo Chagas Bolão dão um livro com volume assemelhado à bíblia.

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.