Assú perde a oportunidade de iniciar a implantação do Ecoparque

junho 01, 2021

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Rio Grande do Norte, o Governo do RN e a prefeitura de Assú para remediação da antiga área do lixão e para a construção do aterro controlado foi assinado no ano de 2015.

O aterro controlado foi concluído, mas a antiga área do lixão ainda não teve ações concretas para redução dos danos causados.

Na gestão anterior do prefeito Gustavo Montenegro Soares, a secretaria municipal de Meio Ambiente viabilizou a elaboração de um projeto de recuperação da área degradada do antigo lixão, através de uma parceria com a empresa Assú Transmissora de Energia S/A.

O projeto foi elaborado pela Soma – Consultoria Ambiental e o RSJ teve acesso ao projeto na íntegra. Através de termo de compromisso assinado em outubro do ano passado com a prefeitura de Assú, a empresa assumiu a responsabilidade de realizar o “plantio das mudas de espécies nativas, o combate às formigas, a manutenção das mudas (coroamento), replantio e monitoramento por 3 anos”, contemplando toda a área do lixão desativado, de cerca de 11 hectares.

Reprodução

A execução do projeto pela empresa Assú Transmissora de Energia S.A., seria uma medida compensatória para proteger amostras de ecossistemas regionais afetados pelos empreendimentos de transmissão localizados no estado do Rio Grande do Norte, no município de Assú.

No início deste ano, representantes da empresa Assú Transmissora de Energia S.A. procuraram a prefeitura para solicitar informações com a finalidade colocar o projeto em prática. Mas, com as mudanças no secretariado realizadas naquela época, as informações solicitadas não chegaram e a empresa suspendeu a execução porque tinha um cronograma de ações a colocar em prática. Confira as responsabilidades da prefeitura no termo de compromisso:

Reprodução

Infelizmente, mesmo a prefeitura tendo viabilizado desde o ano passado o poço tubular para a irrigação das mudas, o município perdeu a oportunidade de iniciar a implantação do Ecoparque. (Leia AQUI).

Perde a população em geral, que teria uma área de lazer, e perde os moradores e os empreendimentos do entorno daquela área, que teriam seus imóveis valorizados.

Como de costume, o RSJ fica disponível para possíveis esclarecimentos pelo executivo municipal.



Parceiro anunciante


4 Comentários

  1. Anônimo1/6/21 13:03

    Sinto vergonha do descaso dessa administração. Cada matéria que leio, me pergunto o que faz esse menino continuar brincando de ser prefeito. Tenho dó!

    Sandra Medeiros

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/6/21 15:43

    Mas, e o lixão num dava ok!?
    Não era isso que se ouvia feito cantiga de grilo nos carros de som do "dr"?
    Parece só que não.
    Antônio

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/6/21 17:20

    O prefeito ausente está louco, sem noção das coisas. A vice do flor de espinhos só sabe pousar para fotos e achar que vai ser prefeita de Assu. Então está respondido a falta de compromisso dessa gestão.
    Luis Fernando de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. O que falta no município do Assú é um Administrador que não tem atualmente. O que tem são ganhadores de dinheiro público e nada mais.

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.