Secretário presta esclarecimento sobre cálculo do número de recuperados de Covid-19

fevereiro 22, 2021

O secretário de Saúde de Assú, Carlos Júnior, entrou em contato com o RSJ para esclarecer sobre a matéria ‘Em Assú, número de recuperados de Covid está diminuindo’ (Leia AQUI)

Ele revelou que existe uma fórmula para se chegar ao número de recuperados. Do número de casos confirmados se subtraí os óbitos confirmados, os pacientes em internação e os pacientes em tratamento.

Em seu esclarecimento, Carlos Júnior até concorda que ao olhar os números é estranho essa diminuição na quantidade de recuperados, mas que esse cálculo segue a orientação da secretaria estadual de Saúde para a elaboração do boletim epidemiológico.

Agradecemos ao secretário pelos esclarecimentos.

...........

Rabiscos do Samuel Junior: o que causou estranheza é porque as pessoas acham – e que seria o correto – que os casos recuperados eram contabilizados daqueles que receberam alta hospitalar ou que tinham cumprido o período de quarentena sem apresentar mais sintomas da doença.

Com relação aos números dos dois boletins, fica uma dúvida: se só houve aumento de dois casos confirmados (passou de 2.965 para 2.967), o que justifica o aumento de dezesseis pacientes em tratamento? Dois deles podem ser creditados ao aumento dos casos confirmados. E os outros quatorze de onde apareceram?

A impressão que dá é que esses quatorze estavam sendo contabilizados como recuperados. Isso pode ter ocorrido por uma falta de comunicação eficiente entre a equipe que elabora o boletim e a equipe que monitora os pacientes em tratamento.

________________________________________________________________________________
Parceiro anunciante


2 Comentários

  1. Na realidade o que falta é mais cuidado com a coleta e divulgação dos números desses boletins. Somente isso e nada mais.

    ResponderExcluir
  2. Na realidade o que falta é divulgar dados verídicos e não maquiados

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.