UFRN desenvolve nova tecnologia para indústria ceramista

outubro 23, 2020

Um tipo de tijolo solo-cimento, formado a partir da incorporação de um resíduo da produção do sal, é o resultado de uma pesquisa desenvolvida por um grupo de cientistas da UFRN.

Denominado de tijolo ecológico, ele é produzido a partir da combinação de cimento, solo laterítico e carago. A nova tecnologia é de grande importância para o Rio Grande do Norte, pois o estado concentra 95% da produção de sal no Brasil.

O resíduo incorporado da indústria salineira é o carago, a primeira camada que se forma nos tanques de evaporação, que na colheita do sal não é utilizado, ficando em pilhas nas salinas, sem um destino correto.

O carago foi analisado durante um ano, através de ensaios. O resíduo foi inserido no tijolo solo-cimento com oito composições diferentes e testes seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os cientistas envolvidos garantem que o tijolo pode ser utilizado para construção de casas populares de baixo custo e a sua elaboração é realizada de forma simples, confeccionando um material de baixo custo e de fácil produção.

Foto: UFRN
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————
Parceiro anunciante


0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.