Operação Garrote investiga desvio de verbas públicas na Saúde

setembro 24, 2020

Na manhã de hoje, 24, a Polícia Federal deflagrou a operação Garrote, com o objetivo de investigar o desvio de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) estimado em mais de R$ 9 milhões.

As investigações, iniciadas em junho de 2020, apontaram que um laboratório teria sido contratado fraudulentamente pelo município de Magé (RJ) para a execução de exames laboratoriais. Na contratação foram identificadas diversas irregularidades, como o direcionamento da escolha do próprio laboratório, além de fraudes nos processos de chamamento público e nos de execução.

Aproximadamente quarenta policiais federais cumprem dois mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão, inclusive na secretaria municipal de Saúde, no laboratório e em outros endereços vinculados aos investigados. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Há indícios da participação de pessoas ligadas à secretaria municipal de Saúde e de um vereador do município de Magé (RJ), que seria o real proprietário do laboratório.

Na operação são investigados os crimes de dispensa ilegal de licitação, fraude em licitação, peculato, falsidade ideológica e organização criminosa.
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————
Parceiro anunciante


0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.