Operação Dispneia investiga contratação de empresa que forneceria respiradores para sistema de saúde

maio 25, 2020

A Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União deflagrou nesta segunda-feira, 25, a operação Dispneia. Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão em domicílios, empresas e órgãos públicos em Fortaleza (CE) e São Paulo (SP).

Os mandados foram expedidos pela justiça federal do Ceará, após representação decorrente de inquérito policial que apura malversação e desvio de recursos públicos federais, bem como crimes previstos na lei de licitações, na aquisição de equipamentos respiradores em dois procedimentos de dispensa de licitação realizados pela secretaria municipal de Saúde de Fortaleza. A PF investiga a contratação de uma empresa paulista de duvidosa capacidade técnica e financeira para entrega dos equipamentos.

A investigação identificou indícios de que, além da ausência de capacidade técnica e financeira da empresa contratada, houve superfaturamento dos valores pagos pelos equipamentos, que atingiram o montante de R$ 34,7 milhões. Comparando-se com outras aquisições de equipamentos com a mesma especificação durante o período de pandemia, chegou-se a indícios de um potencial prejuízo financeiro de até R$ 25,4 milhões aos cofres públicos.
——————————————————————————————————————————— 

Parceiro anunciante

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.