Operação ‘Mão na Bola’ cumpre mandados de busca e apreensão em Natal e Mossoró

dezembro 10, 2019


Na manhã desta terça-feira, 10, equipes da Polícia Federal cumprem mandados de busca e apreensão em quatro endereços residenciais em Natal e na cidade de Mossoró. O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou favorável à concessão dos mandados requeridos pela PF, solicitou inclusive a ampliação dos locais (pedidos autorizados pela 2ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte) e acompanhará toda a análise das informações coletadas.

As buscas foram efetuadas nos bairros de Areia Preta, Lagoa Nova e Lagoa Azul, em Natal, e no bairro Nova Betânia, em Mossoró. Os dados obtidos vão subsidiar as investigações que tratam do possível cometimento de crimes de desvio de finalidade de financiamento, de lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, todos relacionados à construção da Arena das Dunas em Natal.

A investigação teve início no ano de 2014 a partir da notícia do pagamento de propinas a membro de um sindicato de trabalhadores e agentes públicos do RN, por pessoas vinculadas a grupo empresarial responsável pela obra de construção do estádio Arena das Dunas. Diligências iniciais evidenciaram a utilização de empresas, algumas de fachada, para emissão de notas fiscais superfaturadas ou fictícias, de modo a gerar “caixa dois”, utilizado para o pagamento de propinas.

A colheita de depoimentos de colaboradores, associada à análise dos registros bancários e fiscais de investigados, trouxe novos elementos que corroboraram a notícia da ocorrência de pagamentos de vantagem indevida a agentes públicos e membro de sindicato. Constatou-se que os investigados receberam expressivos valores em suas contas bancárias, mediante depósitos fracionados, o que indica a tentativa de driblar os mecanismos de controle do Conselho de Controle de Atividade Financeira – Coaf (atualmente Unidade de Inteligência Financeira – UIF).

O nome da operação - ‘Mão na Bola’ - é um trocadilho com uma expressão utilizada no futebol, pois pode remeter ao recebimento de propina, já que ‘bola’, no popular, também possui esse outro significado.

1 Comentários

  1. Isso é só perca de tempo e gasto de dinheiro e gasto de combustível pras polucias,prende hoje quando for a manhã estão todos na rua prontos pra fazer tudo de novo eu não vi um tilo de operação dessas pra não terminar em nada Só muita zuada de cirene de carro da polícia e que termina como falei em nada.

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.