Ufersa mantém vice-liderança na geração de energia solar entre as universidades federais

junho 19, 2019


A Ufersa deu um salto na sua produção de energia limpa. É que foram inauguradas as novas usinas solares fotovoltaicas instaladas nos quatro campi da universidade. As entregas começaram pelo campus sede, em Mossoró, com o funcionamento da nova usina instalada na cobertura do prédio das engenharias. Ao todo, foram montadas 420 placas que juntas chegam a fornecer até 147 Kwp (killowatts de potência), uma energia suficiente para abastecer, por exemplo, o próprio prédio das engenharias que tem quatro pavimentos de salas e laboratórios. Esta é a quarta usina instalada só no campus sede. Só em Mossoró, atualmente, são 1.062 placas solares gerando energia limpa.

Módulos Solares instalados em Angicos / Foto Assecom Ufersa
 Também foi feita a entrega oficial das usinas fotovoltaicas de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Cada campi recebeu uma estação com 190 módulos e três aparelhos inversores que geram uma potência de pico total de 62,7 Kwp. Para se ter uma ideia da eficiência das novas usinas, só em Pau dos Ferros (que tem uma alta insolação), a produção de energia durante o mês de maio foi suficiente para abastecer até 53 residências com um consumo médio de 150 Killowatts, o que gera uma economia de pouco mais de R$ 6 mil.

As novas usinas solares da Ufersa são frutos de emendas de bancada num investimento de cerca de R$ 1,2 milhão.

Com as novas usinas em funcionamento, a Ufersa mantém a vice-liderança na geração de energia solar entre as universidades federais, ficando atrás apenas da Universidade Federal de Goiás.

...........................................................................................................................................................................

Parceiro anunciante


0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.