Interiorização do turismo religioso no RN será tema de audiência pública

junho 24, 2019


A ‘Interiorização do Turismo Religioso no Rio Grande do Norte’ será tema de audiência pública proposta pelo deputado estadual Tomba Farias (PSDB), que acontecerá nesta terça-feira, 25, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O evento terá participação de representantes do trade turístico potiguar, além de prefeitos e secretários de turismo de municípios vocacionados com potencialidade no turismo religioso.

Na opinião do deputado propositor da iniciativa, o turismo religioso é um segmento que deve receber especial atenção dos órgãos governamentais, já que, bem trabalhado, pode se tornar um indutor para a geração de emprego e renda em municípios, garantindo uma mudança no perfil econômico de pequenas cidades, cuja economia está atrelada às atividades tradicionais. Para Tomba Farias “no entanto, infelizmente o que se constata é que a interiorização do turismo no Rio Grande do Norte, sobretudo no segmento de turismo religioso, é uma realidade ainda distante de ser consolidada, e que na maioria das vezes reflete a falta de apoio dos governos. O que vemos é que as cidades vocacionadas para o turismo religioso se deparam com necessidades como melhorias no sistema viário, condições básicas de infraestrutura urbana, recursos e atrativos turísticos, além de um aprimoramento nas ações de promoção e marketing desses municípios”.

Para essa audiência pública estão sendo convidados gestores de municípios vocacionados para o turismo religioso, como Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, Assú, Patu, Mossoró, Caicó, Canguaretama, Carnaúbas dos Dantas, entre outros. Também devem participar do evento gestores do governo estadual, dirigentes de instituições como a Abav/RN, Abih/RN, Fecomércio e Sebrae, além de representantes de empresas privadas.

No Rio Grande do Norte, o principal “case” de sucesso do turismo religioso localiza-se no município de Santa Cruz. É lá que se situa o santuário de Santa Rita de Cássia, onde foi implantada a maior estátua religiosa do mundo. No entanto, o estado conta com vários outros destinos vocacionados para o turismo religioso e que carecem de investimentos por parte do poder público.

O RSJ tentou contato com o prefeito de Assú, Gustavo Montenegro Soares, para saber se ele participará desse evento, mas até o fechamento dessa matéria não obteve retorno.


..............................................................................................................................................................................

Parceiro anunciante


1 Comentários

  1. As discussões em eventos desse porte são muito ricas, muitos profissionais da área sugerem ideias excelentes. Pena que nos esbarramos na má vontade política... A começar como dito na matéria, na precariedade de recursos básicos estruturais dos municípios. Aliado a uma péssima malha viária de acesso que temos no RN. Na teoria, tudo incrível. No mais, só falatório.

    Em outro sentido, o que poderia alavancar o segmento religioso, era se os Polos criados realmente funcionassem, pois já se tem (no papel em sua maioria) articulação entre municípios e estratégias de marketing.

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.