Escassez de recursos humanos

novembro 12, 2018


As informações que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) produz diariamente sobre mercado de trabalho, atividades econômicas e condições de vida da população, dependem de recursos financeiros, tecnológicos e, principalmente, humanos.

Desde 2008, o IBGE perdeu mais de 2,4 mil servidores, o equivalente a um terço do total. Este quadro pode se agravar ainda mais, chegando a um impasse, pois, hoje, mais de um terço do quadro funcional do IBGE já está apto a requerer aposentadoria.

Essa crise ameaça todo o plano de trabalho do Instituto, incluindo a realização do Censo Demográfico 2020, que já se encontra em planejamento.

Entre 2008 e 2018 o IBGE teve uma redução de 32,5% de sua força de trabalho. As reposições feitas por alguns concursos e as reorganizações técnicas, administrativas e tecnológicas ocorridas ao longo desse período procuraram reduzir as perdas, mas agora, diante da severidade da redução do quadro de servidores, somente um novo concurso público poderá resolver essa situação.



...............................................................................................................................................................

Parceiro anunciante

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.