Academia Assuense de Letras divulga manifesto pela ausência de cerimônia durante novenário de São João Batista

julho 23, 2018


Através de um manifesto público, a Academia Assuense de Letras (AAL) demonstrou estranheza com a ausência da cerimônia de entrega do ramalhete, por ocasião do novenário de São João Batista.

Confira o manifesto na íntegra:

Manifesto Público da Academia Assuense de Letras

A Academia Assuense de Letras é uma instituição que tem entre seus objetivos zelar pela tradição e cultura da cidade de Assú, com a preservação de costumes e características locais, enfatizando seu valor para a identidade e pertencimento à comunidade.

A festa de São João Batista do Assú é uma tradição religiosa e cultural que conta quase três séculos e se integra na memória afetiva da cidade, vinculando as gerações passadas, presentes e futuras. É uma manifestação que reúne cânticos, gestos, e modos de festejar que foram criados coletivamente durante esse longo período.  

Entre essas homenagens, ocorre a entrega do ramo, entre os noiteiros:  a comissão da noite entrega um ramo de flores à comissão do dia seguinte. Trata-se de um gesto que traz o significado da continuidade das homenagens ao seu padroeiro e do congraçamento das diferentes comunidades responsáveis pelas noites de festejos.

Diante da não observância,  neste ano de 2018, da  cerimônia  de entrega do ramalhete,  por ocasião do  novenário  de  São João Batista, a Academia Assuense de Letras, por deliberação em assembleia,  e em cumprimento de sua missão institucional de defesa  e valorização da cultura assuense,  vem manifestar sua estranheza  com a grave omissão ocorrida, denotadora da quebra de  um relevante  costume e  alertar  para a fiel observância da cerimônia  no próximo ano e nos vindouros, resguardando, assim, antigo procedimento  que integra os  valores da cultura  instaurada nesta comunidade.

Assú,  23 de Julho de 2018

Francisco José Costa dos Santos
Presidente

Manifesto aprovado na Assembleia Geral Ordinária do dia 23 de junho de 2018.

Parceiro anunciante

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.