Abandono de cães e gatos é um problema de saúde pública em Assú

novembro 23, 2017

Os que gostam de animais de estimação sentem dó, muitos os ignoram e tem aqueles que nem os enxergam. Mas eles estão soltos por toda as partes da cidade.

Foto: Reprodução
Em Assú, cães e gatos soltos podem ser encontrados no centro, nos bairros, na zona rural e até atrás de um ‘petisco’' em alguma lanchonete, bar ou restaurante aberto.

De forma ainda tímida esse problema é levantado por pessoas que enxergam essa questão como um problema de saúde pública. Recentemente, em uma capacitação ministrada por uma consultora do Sul do país, a questão de animais soltos na rua foi abordada. Ela fez o seguinte comentário: “Em Assú tem muitos gatos soltos na rua. Ontem à noite, estava no [citou o nome do restaurante] e um gato quase me atacou”. Ou seja: o problema existe e também é notado por quem visita a cidade.

Na maioria das vezes os cães e gatos se encontram nessas condições porque foram abandonados e, em alguns casos, pelos próprios donos. Esses animais se reproduzem rápido e sem um controle populacional se tornam um problema de saúde pública.

Pois bem! O Rabiscos do Samuel Junior foi procurar informações como a prefeitura de Assú está tratando essa questão e ficou sabendo que uma ação será desenvolvida para diminuir a quantidade de animais soltos nas ruas da cidade.

A ação consiste em realizar a castração de animais caninos e felinos. O pensamento inicial é que serão castrados mensalmente cinquenta animais, sendo trinta cães e vinte gatos. Os detalhes burocráticos de como a ação será desenvolvida já estão sendo encaminhados pela secretaria municipal de Saúde.

Parceiro anunciante

1 Comentários

  1. Não é só o abandono de cães e gatos não. Já vai fazer Hum Ano que o município do Assú está entregue as traças, ratos e baratas. Será que o povo não está vendo esse descalabro não?

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.