Reitora da UFRN divulga nota sobre reunião do Conselho Universitário

novembro 01, 2012

Divulgada nota da UFRN assinada pela reitora Angela Paiva Cruz em que são relatadas as ocorrências durante reunião do Conselho Universitário, inclusive com registro de agressão física contra autoridades universitárias e conselheiros do Consuni.


Confira a nota na íntegra:

Nota da UFRN sobre a reunião do CONSUNI

A Reitoria da UFRN lamenta profundamente a ocorrência dos fatos que impediram a conclusão da reunião do seu Conselho Universitário, que teve inicio no dia 31 de outubro de 2012, no auditório da Reitoria para deliberar acerca da sua adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

A EBSERH é uma empresa pública vinculada ao MEC com 100% de capital integralizado pelo Governo Federal, criada para fazer a gestão dos hospitais universitários federais.

Na reunião houve a apresentação do parecer favorável do relator, em seguida foi concedido aos representantes do SINTEST e da FASUBRA igual tempo para apresentar seus contra-argumentos, como também foi facultada à palavra para manifestações dos conselheiros.

O assunto foi amplamente discutido, mas antes de submetido à votação, foi apreciada a proposta do SINTEST para que o Conselho decidisse sobre a possibilidade da matéria ser submetida a um plebiscito no âmbito da instituição. No entanto, esse encaminhamento foi rejeitado pelo pleno do colegiado por 42 votos contrários e 12 votos favoráveis.

Inconformados com o resultado desfavorável, um grupo passou a adotar métodos truculentos que inviabilizaram a continuidade da sessão do colegiado, desligando as luzes do ambiente, impedindo a livre circulação e ameaçando a integridade física dos conselheiros. Atos praticados com a colaboração de pessoas externas à UFRN presentes à reunião.

Diante disso, não houve outra alternativa senão suspender o curso da sessão, sendo remarcada a sua retomada para o dia seguinte, 01 de novembro de 2012, a fim de ser votado o mérito da questão, o qual já havia sido democraticamente debatido e discutido antes da primeira votação.

Novamente, a sessão do CONSUNI foi igualmente frustrada por atos de violência das partes que são contrárias à adesão, impedindo pela força bruta e pessoal a tentativa de ingresso no novo local designado, o auditório da Secretaria de Educação a Distância.

Diante desses fatos, inclusive com registro de agressão física contra autoridades universitárias e conselheiros do CONSUNI, a Reitoria não teve outra alternativa, no momento, senão cancelar a reunião.

Ao mesmo tempo, a UFRN adotará providências pertinentes para que a matéria seja decidida posteriormente, observando-se integralmente as normas que regem a vida universitária previstas no seu Estatuto e Regimento Geral, inclusive tomando também providências legais para a análise das situações que ultrapassaram os limites da civilidade.

Natal, 01 de novembro de 2012.

ANGELA PAIVA CRUZ
Reitora da UFRN


Parceiro anunciante

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.