Rosalba cobra eficácia no tratamento dos usuários de crack

maio 12, 2010

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), presidenta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, quer do ministério da Saúde uma avaliação sobre a eficácia dos Centros de Apoios Psicossociais (CAPS) no tratamento aos usuários de crack.
A CAS recebeu denúncias da Associação Brasileira de Psiquiatria de que o controle do vício dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) não está sendo feito e que o Governo Federal não tem financiado o tratamento das vítimas.
Durante debate na CAS, o representante do ministério da Saúde, Francisco Cordeiro, disse que não há dados oficiais disponíveis sobre o número real de viciados, pois as pesquisas mais recentes são de 2005.
Segundo a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, da qual Rosalba é vice-presidenta, a estimativa é de que 1,2 milhão de pessoas já estão viciadas em todo o Brasil e estima-se que o consumo e o tráfico da droga são responsáveis por mais de 60% dos crimes.
O ministério da Saúde anunciou que o Governo Federal pretende lançar um plano nacional de combate ao crack em parceria com outros ministérios. Entre as necessidades apontadas pelo ministério estão a ampliação da rede de CAPS e a expansão do Programa Saúde da Família.
Com informações da Assessoria de Imprensa da senadora Rosalba Ciarlini

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.