Dia do Escoteiro

abril 23, 2010

Hoje os escoteiros estão em festa. Nesta data, 23 de abril, é comemorado o Dia do Escoteiro.
E a homenagem do Rabiscos a esse movimento que contribui para o desenvolvimento da cidadania e da educação dos jovens, vem através de um texto sobre a vida da maior referência do escotismo no Rio Grande do Norte, o assuense Luiz Correia Soares de Araújo.
Leia:
Luiz Correia Soares de Araújo - Maior Referência do Escotismo no RN
Homem simples e austero, mas perseverante e dinâmico, com uma notável vocação para educador. Era assim o professor Luiz Correia Soares de Araújo, um assuense que se tornou na maior referência do escotismo na terra potiguar.
Ele nasceu em 1888 na cidade de Açu, onde fez o curso primário. Deslocou-se depois para Recife, completando ali os cursos secundário e o pedagógico.
Quando se preparava para prestar exames para a Faculdade de Medicina, foi chamado pelo governo do Estado, para aqui empreender um programa de construção de grupos escolares no interior. No Cumprimento dessa tarefa, fundou vários grupos nas cidades do interior, dentre os quais, o Grupo Escolar Tenente-Coronel José Correia, em Açu.
Conta-se, na sua vida de educador e inovador dos métodos educacionais do Estado, a fundação da Associação dos Escoteiros do Alecrim, em 14 DE JULHO DE 1919; Escola Profissional do Alecrim, em 1922; Grupo Escolar Frei Miguelinho. Contribuiu para a construção do Instituto Padre Miguelinho, doando o terreno ao governo do Estado. Foi patrono do Grêmio Lítero-Cultural Professor Luiz Soares, do Instituto Padre Miguelinho e do Grupo Escolar Professor Luiz Soares, que funcionava pela manhã nas dependências do Instituto.
Foi um dos responsáveis pela fundação da Associação de Professores e seu presidente por muitos anos.
Fundou e dirigiu também a Policlínica do Alecrim, hoje Hospital Professor Luiz Soares.
Faleceu no dia 13 de agosto de 1967, vítima de ataque cardíaco, sendo sepultado no cemitério do Alecrim. Muitas pessoas compareceram ao seu sepultamento: amigos, admiradores, autoridades, escoteiros, bandeirantes, voluntárias, estudantes e professores de todos os colégios da cidade. O cortejo saiu do Instituto Padre Miguelinho, sob os acordes da Banda de Música dos Escoteiros do Alecrim. Ele dedicou praticamente 54 anos de sua vida à Escola Padre Miguelinho, onde permaneceu desde a inauguração da escola até a sua morte.
* Texto e foto encaminhada por Joumar Jacson, diretor de comunicação do 28º Grupo de Escoteiros Nossa Senhora das Vitórias (Assú)

1 Comentários

  1. A homenagem é justíssima.

    Também faço parte deste, que é o maior movimento de jovens do mundo e me orgulho muito disso.

    No movimento escoteiro aprendi muito e ainda continuo aprendendo.

    Um grande abraço fraternal a todos os escoteiros.

    Sempre Alerta a todos!

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.