Cultura do algodão poderá ser estimulada em Assú
outubro 01, 2009Uma experiência de beneficiamento do algodão no município de Apodi poderá servir de modelo para empreendimento semelhante em Assú. Uma comitiva de representantes da prefeitura do Assú e da Emater esteve nesta quarta-feira (30) conhecendo uma usina comunitária de beneficiamento de algodão localizada em área de reforma agrária daquele município.

O prefeito Ivan Júnior, os secretários Clebson Corsino, Paulo Morais e Paulo Brito, diretor João Lourenço e agrônomos da Emater, Evilásio Dantas e este rabiscador, conversaram bastante com pesquisadores da Embrapa e Emparn colhendo informações para analisar a viabilidade de implantar a experiência em Assú.

A ideia básica é permitir que os agricultores familiares possam agregar valor ao produto algodão, através do uso de equipamento para transformar o caroço em pluma e aproveitar os resíduos como ração animal, além de extrair o óleo para biodiesel.

Em novembro será realizado um seminário com a presença de representantes comunitários dos agricultores familiares para aprofundar a discussão do projeto com representantes da Emater, Emparn, Embrapa e outras instituições.

0 Comentários
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.