Estou apenas ficando

novembro 26, 2008

O consultor e conferencista Fabiano Brum compara o mercado com uma festa, em que as pessoas vão lá para se divertir. E, se antigamente as pessoas iam à festa levando seus parceiros, hoje os participantes dessa festa vão sozinhos a procura de alguém interessante.

Esse preâmbulo serve para fazer uma analogia da visão de mercado da telefonia celular depois que a portabilidade entrou em operação.

Agora os usuários das operadoras estão apenas ficando com a empresa que apresenta as condições mais atraentes. E as operadoras, nesse jogo de paquera, procuram agradar e encantar o cliente. Se a empresa telefônica acredita que conquistou esse usuário e não precisa mais paquerá-lo, vai ficar em maus lençóis. Simplesmente o cliente se cansa e muda para outra operadora.

As operadoras precisam manter um relacionamento em que deve conquistar o parceiro a cada dia, procurando encantá-lo com serviços e soluções adequadas. Dessa forma, ele perceberá que é mais vantajoso ficar com a sua operadora, do que ficar pulando de galho em galho por aí.

Nessas alturas você deve estar dizendo: “Aonde Samuel quer chegar com essa postagem?”. Explico. Minha fatura mensal da TIM veio com uma cobrança indevida. Pequena é verdade: em torno de 5,5% a mais. Não contei conversa: liguei para o SAC - Serviço de Aborrecimento...ops... Atendimento ao Cliente.

Depois de dizer o número do telefone... nome completo... CPF... endereço... data de nascimento... e de fazer a reclamação, eis que a atendente disse que ia passar para o setor de contas. Concordei. Fazer o quê?

Ao ser atendido pela nova atendente... de novo... número do telefone... nome completo... CPF... endereço... data de nascimento e de explicar o motivo do telefonema, Denise (a nova atendente) falou que tivesse paciência que o sistema estava lento... Não tive outra opção e comecei a assoviar... Depois de uma boa espera... pensa que resolvi o problema? Que nada! Denise disse que iria enviar outra fatura dentro de cinco dias.

Expliquei para ela que isso não iria resolver, pois minha fatura é paga através de débito em conta. Bom, se é assim, disse Denise, você vai ter que telefonar depois do débito em conta. Quase perdi o controle e disse: - Como é? Vocês erram e eu é que tenho que fazer peregrinações para resolver o problema? Favor me informar o número do protocolo que vou fazer um comunicado a Anatel, disse para a atendente.

Ela pediu um pouco de calma... (e tome eu a assoviar)...

– Favor esperar um momento... – O sistema está muito lento... (assovio... assovio... assovio)...

Depois de intermináveis 20 minutos... o veredicto. – Seu Samuel, você receberá um crédito no próximo mês referente à cobrança indevida. Seu protocolo é 2008....

Confesso que não me controlei e tentei uma vingançazinha pela demora. Disse: - Por favor Denise, vou repetir o número do protocolo para você confirmar: (pausa) 2... (pausa)... 0 (pausa mais longa)... 0 (pausa)... 8 (pausa) e mais nove números repetidos nesse ritmo... - Confere Denise?

A resposta foi rápida: - Confere.

Olhei para o contador da última chamada do celular e estava lá registrado: 25:59. Demorou, mas fiquei satisfeito por ter ido trás dos meus direitos.

Ahhh... E como estou apenas ficando com a TIM, se ela fizer outra raiva nos próximos dias, vou à procura dos agrados de outra operadora.

Feito o aviso.

1 Comentários

  1. Samuel,
    É assim que se faz, estas empresas prestadoras de serviços vão ter que se "enquadrar". Alguns dias atrás, ocorreu situação semelhante comigo, só que a empresa era a Cosern. Mandei um email para a Anel, relatando os acontecimentos com data e hora, meu amigo, choveu de telefonemas de vários setores, atenderam meu pleito, pediram desculpas, se prontificarm, etc, etc. Com bancos o negócio é OUVIDORIA, aí funciona, colocam até tapete vermelho pra voce. É por aí, professor Samuel.
    Abraço, Sande

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.