Comentário do leitor

setembro 26, 2008

O leitor Leônidas Medeiros envia comentário bastante lúcido sobre a matéria Pesquisa para vereador indica renovação de 50% em Assú, postada ontem.

Leia.

"Caro Samuel, sendo pela primeira vez que comento sobre o seu blog, gostaria de primeiro parabenizá-lo pela sua imparcialidade. Sinto discordar da sua análise por dois aspectos. Vc como um grande professor de Economia sabe que numa pesquisa de vereador a amostragem é muito pequena pra se chegar a um grau de confiabilidade de pelo menos 50%. Se vc analisar com carinho os números vc verá que a coligação Renovar Assu tem potencial pra eleger 3 cadeiras e a Crescer Assu da Gente de 2 a 3, mais não estou vendo potencial na Assu Jovem pra eleger nenhuma. Embora esse quadro vai sofrer mudanças agora na reta final. Obrigado pelo espaço democrático e parabéns pelos seus comentários que engrandecem a política assuense. Leonidas Medeiros".

Rabiscos do Blog: Caro Leônidas, antes de mais nada quero agradecer pelo comentário.

Concordo quando você diz que a amostragem da pesquisa é muito pequena para uma análise mais profunda da real tendência do eleitorado. É tanto que finalizei a postagem dizendo: "Os candidatos citados são uma projeção da pesquisa. Mostra apenas a tendência à vitória de alguns nomes de acordo com os dados disponíveis".

Se torna necessário analisar os dados por bairros/comunidades e, com base nesses números, comparar com os prováveis redutos dos candidatos. Infelizmente isso é praticamente impossível.

Com relação ao potencial das coligações de eleger 'x' números de cadeiras, usei apenas os dados da pesquisa para fazer projeções do quociente eleitoral e quociente partidário. Pode haver mudanças nesse quadro? É provável que sim.

Você diz que a coligação Renovar Assú tem potencial para eleger 3 vereadores e a Crescer Assú da Gente, de 2 a 3. Concordo. É tanto que José Maria e Everaldo, da Renovar Assú, tiveram percentuais de votos maiores do que outros candidatos que coloquei na lista. José Maria teve índices maiores que Cleudon (Crescer Assú da Gente), João Paulo (Assú Jovem) e Chico Lavoizier e Manoel Botinha (Assú Unido). Everaldo teve percentual maior do que Cleudon e João Paulo e empatou com Chico Lavoizier e Manoel Botinha. A questão é que no cômputo geral dos percentuais dos candidatos por coligações e baseado nas projeções, o preenchimento das vagas fica de acordo com o quadro que apresentei. Repete-se outras eleições. Nem sempre quem têm mais votos é eleito.

Com relação à coligação Assú Jovem, acho que ela consegue alcançar o coeficiente eleitoral, elegendo um vereador. A única dúvida que tenho é se o percentual de indecisos (9,04%) vai provocar uma mudança significativa na minha previsão do quociente eleitoral (2.400).

Agora é esperar o comportamento dos candidatos das coligações na reta final e saber se haverá modificações profundas no quadro analisado.

Uma coisa é certa. Se pesquisa eleitoral para cargos majoritários já provoca grandes discussões, imagine para cargos proporcionais.

Volte sempre! Comentários como os seus provocam um bom debate!

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.