Falando de aquecimento global

junho 11, 2008

Terremotos, inundações, incêndios, secas, animais em extinção, geleiras dos Andes derretendo...

Tudo isso acima são atribuídos ao aumento nas emissões de gases do efeito estufa, provocando mudanças climáticas e o tão falado aquecimento global.

E aí, provoca em alguns reflexões sobre os atos do cotidiano. Na hora de se deitar num calor de 35ºC você programa o ar-condicionado para funcionar por apenas 4 horas. Afinal, é preciso economizar energia! Chegando no trabalho, quando o colega começa a imprimir folhas e mais folhas, você começa a imaginar quantas derrubadas de árvores ele está provocando. Voltando para casa, você avista aquele vazamento na tubulação da Caern e fica calculando quantos litros desperdiçados de água a cada minuto... hora...e dia.

Você se identificou com alguma das situações acima? Então, parabéns! Você tem consciência ecológica. Está preocupado em preservar o meio-ambiente para as próximas gerações e o futuro da humanidade.

Mas, não precisa se desesperar. É preciso equilíbrio. Contribua com o planeta no que puder, mas não deixe de aproveitar com responsabilidade as comodidades de que dispomos hoje. Não dá pra desprezar certos confortos.

Faça como o climatologista americano Patrick Michaels, que não vê nada catastrófico nas mudanças climáticas e que faz ressalvas como as previsões climáticas são feitas. Ele afirma que "Apesar de serem baseadas nas anáilises e nos métodos mais modernos que existem, é preciso cautela. Basta olhar pela janela e comparar a realidade com a previsão do tempo divulgada dias atrás. Se os erros são tão frequentes no curto prazo, imagine quanto se pode errar em um período mais longo."

Então, vamos equilibrar o ontem, o amanhã e viver o hoje, pensando nas próximas gerações.

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.