Balança Comercial mostra redução nas exportações de banana, camarão e sal

junho 11, 2008

As audiências públicas e reuniões para se discutir os estragos das enchentes no Vale do Açu continuam. O que falta são ações concretas para amenizar os prejuízos.

Enquanto isso, o resultado da Balança Comercial mostra os números dos prejuízos nas exportações em três setores: fruticultura, carcinicultura e salineiro.

A banana teve uma queda nas exportações de 79,4%, comparando os meses de maio de 2008 com o de 2007. Nos cinco meses desse ano foram exportados 8,5 milhões de dólares. Em 2007, de janeiro a maio, foram exportados 13,4 milhões. E a tendência é aumentar essa diferença ainda mais, tendo em vista que praticamente toda produção dessa fruta para o mercado exterior ficou comprometida.

Com o camarão não foi diferente. As exportações continuam em queda. As vendas para o mercado externo tiveram uma redução de 30,5% em relação ao ano passado.

O sal também teve resultado inferior ao projetado. Passou de 3,6 milhões de dólares no ano passado para 2,1 milhões de dólares em 2008.

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.