Concluída a construção da primeira unidade de liquefação e compressão de gás do RN

novembro 26, 2025


A primeira unidade de liquefação e compressão de gás natural da GNLink, localizada em Assú (RN), está construída e iniciará operação em breve.

O projeto, desenvolvido em parceria pela GNLink e a PetroReconcavo está na fase de comissionamento. Já obteve a licença de operação junto ao Idema, faltando apenas a licença de operação junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A instalação, que recebeu investimentos de R$ 125 milhões, produzirá até 100 mil m³ de gás por dia e abastecerá, em um raio de 1000 km de distância, localidades de estados nordestinos que não possuem acesso direto à rede encanada de gás. Entre os atendidos estão o Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Maranhão, entre outros.

Atualmente, apenas 5% dos municípios do Brasil têm acesso direto à rede de gás natural. Essa nova unidade permitirá que várias localidades da região Nordeste tenham, pela primeira vez, acesso a um insumo energético mais limpo e estratégico na transição para uma matriz de baixo carbono. O gás produzido será transportado por carretas até os consumidores finais.

O investimento total incluiu a construção da unidade e a infraestrutura. Durante as obras foram gerados 400 empregos diretos e indiretos, que promoveram impacto econômico positivo na região.

A parceria entre GNLink e PetroReconcavo tem duração de 10 anos e abrange as etapas de liquefação, compressão, armazenamento, transporte e regaseificação do gás. A matéria-prima virá de campos próprios da PetroReconcavo, que atualmente detém 34 concessões no estado do Rio Grande do Norte.

Esta será a terceira unidade operacional da GNLink, empresa especializada na distribuição de Gás Natural Liquefeito (GNL). As outras duas estão localizadas nos estados do Paraná (Barra Bonita) e da Bahia (Itabuna).

As empresas terão frota de entrega da produção movidas a gás. Começam com três movidas a Gás Natural Liquefeito (GNL) – caminhão branco e verde – e uma a Gás Natural Comprimido (GNC) –caminhão branco e azul. Os combustíveis garantem ainda mais sustentabilidade ao projeto.



0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.