RN terá Festa do Cavalo ainda neste mês de maio

maio 06, 2022

Criadores e admiradores de cavalos no Rio Grande do Norte ganham, a partir deste ano, um evento que vai abordar o universo da equideocultura. A 1ª Festa do Cavalo será realizada entre os dias 12 a 14 de maio, no parque de exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

O evento é uma realização da secretaria estadual da Agricultura, da Pecuária e Pesca (Sape/RN), em parceria com a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a Federação da Agricultura do RN (Faern) e com as associações de criadores de cavalos.

A Festa do Cavalo deverá atrair mais de 30 mil pessoas ao longo dos seus três dias. O acesso ao parque será gratuito e liberado sempre a partir das 8h.

No evento, a Sape/RN vai lançar, em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ANQM), o Projeto Equoterapia no parque de exposições. O projeto visa atender crianças com necessidades especiais com o método que persegue resultados terapêuticos por meio da utilização da interação com os cavalos e suas possibilidades.

Outro destaque durante a realização da festa, será a sanção da nova versão da lei 10.999 que, desde 29 de setembro de 2021, instituiu o Passaporte Equestre para o trânsito de equinos, asininos (jumentos) e muares (mulas) no Rio Grande do Norte. Com a mudança, o documento passará a ter validade de seis meses, prorrogáveis por igual período, ao invés de apenas dois como previa a versão inicial da lei.

A programação terá ainda destaques para a raça Mangalarga Marchador, que terá exposição especializada em provas esportivas como, maneabilidade, seis balizas e cinco tambores. Já os criadores de Cavalo Quarto de Milha poderão participar de provas de morfologia, ‘Galeria dos Garanhões’ e exposição da raça para comercialização.

A festa vai contar com show da banda Cavaleiros do Forró, previsto para a sexta-feira, dia 13, às 20h, no espaço coberto, também com acesso gratuito.

A programação contempla ainda o oferecimento dos cursos de Casqueamento e Ferrageamento em Equinos e Rédeas Avançado. O primeiro deve ser realizado na sexta-feira, 13, às 9h, e será realizado em parceria com o sistema Faern/Senar. Já o curso Avançado de Rédeas será realizado no sábado, 14, às 9h, com o instrutor Steve Bezerra e tem a parceria com a empresa Rancho Alegre.


Parceiro anunciante



0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.