Proposta de implantação de Polo Cloroquímico será estudado por grupo de trabalho

julho 14, 2021

A proposta de implantação de um Polo Cloroquímico no Rio Grande do Norte será tema de estudo de um grupo de trabalho criado com essa finalidade. Esse grupo será coordenado pela secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O economista e consultor do Conselho Regional de Economia, Carlos Alberto Duarte Gomes, foi o idealizador da proposta. Ele fez explanação nesta quarta-feira no auditório da governadoria, em Natal.

Pela proposta, os municípios de Mossoró, Macau, Guamaré e Porto do Mangue receberão investimentos privados e instalações industriais para aproveitamento dos recursos naturais da região — sal e águas mães, minérios e petróleo —, em sete núcleos de produção: soda/cloro, magnésio, bromo, barrilha, ração mineral, fertilizantes, petroquímica.

O projeto necessita de uma alternativa de modal ferroviário para transportes, acessando os municípios de Areia Branca – Mossoró – Assú – Jucurutu (jazidas de minério de ferro) – Afonso Bezerra – Macau – Guamaré – Natal – São Gonçalo do Amarante, tendo como atracador o município de Porto do Mangue.

Um Polo Cloroquímico e Industrial tem condições de produzir soda-cloro, ácido clorídrico, cloreto de vinila (PVC e CPVC), hipoclorito de sódio, cloropropeno (borracha Neoprene), cloroetanol (poliéster, acrilonitrila), cloropropanol, dicloroetano, hipoclorito de cálcio, percloroetileno, tricoloetileno, cloreto de alumínio, dióxido de cloro.

Esses insumos são utilizados por diversos setores da indústria como cerveja, xarope de milho, refino de açúcar, smartfones, fibra ótica, baterias, estabilizadores para plásticos, aceleradores de borracha, equipamentos médicos, tubulação, acessórios sanitários, isolamento elétrico, desinfetantes, mangueiras e vários outros.

O grupo de trabalho será formado pelo secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, prefeitos e secretários dos municípios envolvidos, representantes da Fiern, idealizadores da proposta e possíveis investidores.


Parceiro anunciante


0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.