Cana-de-açúcar: Será que vale a pena?

dezembro 04, 2008

Aqueles que apostam na cana-de-açúcar para o Vale do Açu precisam verificar o cenário do setor. Produtores levando calote das usinas ou negociando o recebimento em quarenta parcelas. Pode?

Produto que tem pouquíssimo compradores e vários fornecedores não é bom para o pequeno produtor, que na maioria dos casos sente a falta de uma representação forte para defender a categoria.

O caminho é diversificar e fortalecer a fruticultura, promover a pecuária e apostar nas oleaginosas, tendo como suporte uma usina de beneficiamento dos próprios produtores locais.

3 Comentários

  1. Concordo c/ vc Samuel. Essa onda de modismo tem q/ acabar. Vamos cuidar das coisas q/ já existem e precisam de ações concretas.

    ResponderExcluir
  2. Essa conversa de cana-de açúcar, principalmente irrigada para o vale do Açu é conversa pra boi dormir e de político que quer aparecer. É sabido que é inviável, principalmente porque o petróleo ainda será por muitos e muitos anos a fonte principal de energia e o preço do barril já caiu muito. É como o biodíesel, não vai a lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  3. é realmente para se produzir cana-de-açúcar aqui será preciso grandes áreas e implementos agrícolas, o que se restrige a grandes produtores, porém a sua viabilidade só pode ser avaliada por um profissional capacitado, por eu ter estudado, sei que a cana de açúcar é bem rentável, pois da cana nada se perde, até o bagaço pode ser utilizado na produção de alcool, e outros resíduos podem ser utilizados em adubações organicas ou em alimentação animal. Acho dificil que seja implantada aqui um aprodução de cana-de-açúcar, porém eu sei que para dizer se é viável ou não, é necessário que seja feito um estudo, para se observar as melhores variedades, condições edafo-climáticas, mercado, etc. Por ser engenheiro agronomo, digo que não é impossível! e acredito nos biocombustiveis, diferente do anônimo que prefere ficar emitindo CO2 a torto e a direito sem medo do futuro.

    Bernardo
    bernardo@agronomo.eng.br

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.