Paciente internado há 10 meses no Hospital Regional de Assú aguarda cirurgia para correção de sequela de intubação prolongada

julho 28, 2022

Esse rabiscador tomou conhecimento de um caso de paciente internado há 10 meses no Hospital Regional de Assú, o HRNIS, que aguarda cirurgia – uma traqueoplastia - para correção de sequela de intubação prolongada.

O relato feito por um médico que conhece o caso é comovente.

Essa cirurgia é realizada apenas por cirurgião torácico ou cirurgião de cabeça e pescoço. No RN o cirurgião, através do SUS, só opera no Huol, em Natal.

Sem resolutividade no hospital universitário, foi procurada outra opção, e um cirurgião torácico se prontificou em operar no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Para isso ele solicitou um exame chamado ‘broncoscopia flexível’.

Com a demora desse exame pelo SUS uma alternativa foi conseguida na Liga de Natal. Mas, no dia do exame o paciente foi diagnosticado com Covid-19 e o exame foi cancelado.

Uma nova batalha para conseguir o exame foi iniciada. A questão é: quando vai sair nova marcação desse exame pelo SUS? Esse exame em clínica particular custa entre R$ 3 a R$ 5 mil.

Pessoas que conhece o paciente revelaram a esse rabiscador que ele, antes da internação, era bastante ativo. Mas, hoje, há 10 meses totalmente acamado, está debilitado e com fraqueza generalizada, ocasionada por uma internação prolongada.


Parceiro anunciante



2 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.